Olhar Digital/CNET
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O C-V2X, uma tecnologia de comunicação que usa as mesmas redes 5G dos smartphones, permitirá que os veículos autônomos se comuniquem uns com os outros e também com sinais de trânsito e outros equipamentos.
Os veículos autônomos poderão não apenas transmitir dados de localização, velocidade e direção – como já fazem alguns automóveis com a rede 4G -, mas poderão também negociar turnos de passagem em sinais de “Pare” ou troca de pistas. Ao conversar com sinais de trânsito, o veículo poderá sincronizar uma viagem com luzes verdes de semáforos sem qualquer intervenção humana.
Inicialmente, a tecnologia deve ser utilizada em carros convencionais, porém, no futuro, tornará os veículos autônomos mais inteligentes e independentes dos motoristas humanos. “O C-V2X vai desbloquear todo o potencial da tecnologia de auto-condução, adicionando um novo sentido”, disse Maxime Flament, diretor de tecnologia da 5G Automotive Association.
O 5GAA, um consórcio que apoia o C-V2X, teve oito membros fundadores quando começou em 2017. Agora, ele conta com 120 membros, disse Flament, incluindo grandes players que abrangem várias indústrias. Montadoras como Audi, BMW, Daimler, Ford, GM, Honda, Hyundai, Nissan, Volkswagen e Volvo são membros.
O C-V2X já funciona nas redes 4G atuais, mas uma atualização em 2020 permitirá habilidades mais complexas, como “negociação” entre carros em uma via. O 5G, portanto, permite isso ao fornecer resposta rápida devido à baixa latência.
O 5G também pode transferir mais dados do que o 4G, permitindo que os carros compartilhem dados do sensor, como entrada de câmeras de vídeo e radares. “Se você quiser ultrapassar um grande caminhão, você apreciaria alguns dados do sensor na frente do caminhão”, disse Puetzschler.
Governo e empresas
Os defensores da C-V2X devem convencer as empresas e os reguladores, um processo que leva tempo. Empresas de carros autônomos, como a Waymo, da Alphabet, Cruise, da General Motors e a Tesla ainda estão céticos e ausentes da lista 5GAA.
Enquanto isso, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) está revisando opiniões que poderiam dar espaço para o C-V2X. Os reguladores europeus também disseram estar interessados em ver como essa tecnologia se desenvolve.
Uma tecnologia similar ao C-V2X chamada DSRC, que funciona como canal de comunicação sem fio unidirecional de curto alcance a médio alcance, está na luta pela aprovação também. A Toyota, que continua sendo uma fã da DSRC, “parou” seu plano de construir carros com o recurso por medo do espectro necessário não ser preservado.
Kim, do IHS Markit, disse que a batalha do DSRC está perdida. Mais empresas estão investindo em C-V2X e o setor de telecomunicações tem uma influência de lobby formidável. No ano passado, não estava claro se o C-V2X prevaleceria sobre o DSRC, disse Kim. “Agora, é muito claro.”
Planos da Ford
Em 2022, os veículos da Ford receberão o C-V2X, tornando a montadora um dos defensores mais entusiastas do padrão. Após um investimento pesado da DSRC, a Ford concluiu que o C-V2X é mais rápido, mais confiável e mais barato, de acordo com Jovan Zagajac, gerente da equipe de produtos e plataforma de veículos conectados da Ford. “O C-V2X ajudará a liberar todo o potencial da tecnologia autônoma”. (Olhar Digital/CNET/Clara Guimarães e Cesar Schaeffer)