China eleva para 25% tarifa de importação de produtos americanos

Jornal do Carro

 

Em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos, a China elevou as tarifas de importação de produtos americanos para 25%. A medida vai afetar cerca de US$ 75 bilhões em produtos que os Estados Unidos exportam para o gigante asiático. Entre as maiores afetadas pelas tarifas serão montadoras de automóveis.

 

BMW, Mercedes-Benz, Ford e Tesla e várias outras fabricantes deverão sentir impactos nas vendas de modelos levados à China. Modelos bem sucedidos como BMW X5 e os Mercedes GLE e GLS são produzidos nos Estados Unidos. Eles deverão ter aumentos expressivos nos preços. Isso deverá reduzir drasticamente seu apelo comercial.

 

A exportação para a China já vem sofrendo sanções desde 2017. Em entrevista ao jornal The Detroit News, o CEO da Associação Global de Montadoras de Automóveis, John Bozzella, as importações de carros caíram 50% quando a China elevou tarifas outra vez.

 

Resposta da China

 

A alta no imposto é uma retaliação aos 10% de taxa de importação para produtos chineses imposta pelo presidente americano Donald Trump. A tarifa de Trump irá incidir sobre US$ 300 bilhões em produtos chineses que chegarão aos Estados Unidos até o fim do ano.

 

No Twitter, Trump chegou a afirmar que os Estados Unidos já perderam “trilhões de dólares” para os chineses. O americano foi adiante e afirmou também que o país seria “muito melhor sem eles”. (Jornal do Carro)