A Tarde
Neste cenário de inovação disruptiva, com imensos desafios para a indústria em todo o mundo, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugura o novo Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e demonstra que investe para se manter competitiva. A TARDE Autos foi ver de perto aquele que é considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina.
Com aproximadamente 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos, o espaço é resultado de R$ 11,4 milhões em investimentos. Em uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, o novo Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.
“Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, torna-se multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. “O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”, completa.
Para o vice-presidente mundial de design da FCA, Ralph Gilles, que esteve no Brasil recentemente para conhecer o novo espaço, o time da América Latina tem em mãos as melhores ferramentas para criar. Ainda de acordo com Gilles, os designers são os guardiões das marcas: “Estamos constantemente procurando novas ideias, e a magia são as pessoas que você contrata para isso. É sobre colocar as pessoas mais criativas em um espaço e as deixarem sonhar”, disse.
Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o Design Center Latam mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia. Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. “São profissionais brasileiros que participam de imersões nos estúdios da FCA no exterior e vice-versa. Interações que permitem a diversidade do olhar para inspiração de novas ideias”, afirma Rafael Peixoto, líder de Design Interior.
User Experience
O laboratório de User Experience (UX) é um diferencial do Design Center. Com simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. “A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento.
No laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de design mais ágil e eficiente. O desafio é entender o cliente em profundidade nas interações com o carro, dentro de uma perspectiva de usabilidade e segurança”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga.
Inteligência artificial
Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de inteligência artificial.
Tudo é sob medida para que os testes de usabilidade dos quadros de instrumentos e dos sistemas de infotainment ocorram no ambiente mais próximo ao real. “Ficamos atrás da sala de espelho, avaliando a reação das pessoas a determinados inputs. O feedback do que funciona e dos gaps na experiência do usuário ocorre em tempo real”, diz Leandro Alvarenga. A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM.
Outra ferramenta do UX Lab é o simulador em realidade virtual, para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas. A ferramenta é bastante utilizada na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos.
Integração
Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade.
De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços. (A Tarde/Núbia Cristina)