Dacia se apressa para lançar SUV híbrido e reduzir emissões

Motor 1/Bloomberg

 

Ao contrário da maioria das grandes montadoras da Europa, a Dacia ainda não desenvolveu projetos de eletrificação para sua gama de modelos. Por conta disso, corre sério risco de ser autuada pela União Europeia com multas relacionadas ao descumprimento de normas anti-poluição. A saída para essa questão passa invariavelmente pelo lançamento de veículos eletrificados e, segundo a agência de notícias Bloomberg, já há movimentações relevantes nesse sentido. De acordo com informações de bastidores, a marca trabalha no desenvolvimento de um inédito SUV híbrido e deverá lançá-lo em breve como solução para reduzir suas emissões totais de dióxido de carbono.

 

Detalhes sobre o projeto ainda são mantidos sob sigilo, mas recentemente o chefe de vendas da Renault (dona da Dacia há mais de 20 anos) revelou que a revolução elétrica é inevitável para a marca romena. “É difícil imaginar que a Dacia permaneça à margem desse movimento”, disse Olivier Murguet. O lançamento de uma versão híbrida do Duster pode ser a maneira mais rápida e barata de a companhia entrar na era da eletrificação, porém ainda não há nenhuma certeza nesse sentido. Rumores adiantam ainda que a marca receberá ajuda da Renault e da Nissan para desenvolver a tecnologia, tendo em vista que ambas já possuem sistemas avançados e a japonesa, em particular, tem maior domínio nesta área.

 

Há conversas até sobre o lançamento de um modelo totalmente elétrico, porém apenas para os próximos anos. Recentemente, uma unidade elétrica do Duster foi flagrada em testes na neve, mas na realidade era o protótipo de um carro de corrida EV. (Motor 1/Dyogo Fagundes/Bloomberg)