Pesquisa resulta na conversão de carro convencional em 100% elétrico

Portal Bonde

 

Transformar um veículo normal em elétrico, ter um local para carregá-lo enquanto trabalha ou estuda, estacioná-lo em local privilegiado e ainda converter a energia gerada para a rede elétrica parece um sonho? Para o pesquisador do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) do Câmpus Curitiba da UTFPR, Jair Urbanetz Junior, isso virou realidade.

 

Recentemente, o professor, juntamente com seus alunos de mestrado e bolsistas do Laboratório de Energia Solar (Labens), construiu um estacionamento coberto exclusivo para carros elétricos, com instalação de placas fotovoltaicas, funcionando como uma usina geradora de energia ligada à rede elétrica na sede Neoville, operando como compensação de energia conforme regulamentação vigente no país. São duas vagas disponíveis e com local para carregamento dos veículos em cada vaga. Toda a mão-de-obra de construção, instalação (doada por empresas parceiras) e pintura foi feita pelo professor juntamente com cerca de seus 15 alunos.

 

Juntamente com o estacionamento, o professor orientou a dissertação de seu então aluno de mestrado, Jardel Eugenio da Silva, a qual resultou na conversão de um veículo convencional, um modelo Mercedes Benz Classe A190, em 100% elétrico.

 

“O estacionamento com carregamento solar era um desejo que eu tinha. Ele representa a união da geração de energia limpa com a mobilidade elétrica”, explica o pesquisador. “Isso é uma sementinha que estamos plantando mostrando que o sistema é viável. Meu sonho é ver as vagas sendo disputadas no estacionamento, incentivando as pessoas a começarem a pensar nesta realidade”.

 

Com relação a conversão de um carro comum, o pesquisador explica que o sonho era antigo. “Eu queria fazer a conversão de um carro elétrico e vi que tinha um aluno com esse Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Gestão da Comunicação potencial e que já tinha desenvolvido um veículo elétrico anteriormente em um TCC dele de outra instituição. A diferença é que este era um veículo pequeno, um mini bug. Então, lancei a ele o desafio de fazer a conversão em um veículo convencional e ele aceitou”, conta Urbanetz.