Jornal do Carro
O airbag para joelho não oferece a mesma efetividade em termos de segurança quando comparado a outros tipos de bolsas infláveis instaladas em veículos. Esta é a conclusão de um estudo apresentado pelo Insurance Institute For Highway Safety (IIHS), instituto que faz análises relacionadas à segurança nos EUA.
Os dados de testes de colisão realizados pelo IIHS e de acidentes reais serviram de base para o estudo. O instituto comparou os ferimentos sofridos por motoristas em carros com e sem airbag para joelho.
Nos acidentes reais, os veículos com o sistema apresentaram proteção levemente superior aos que não tinham o item. Nas simulações, não houve efetividade do dispositivo na proteção aos joelhos. Em alguns casos, o sistema até aumentou levemente o risco de ferimentos na perna. Em contrapartida, o recurso ajudou a mitigar lesões na cabeça.
Propaganda
O Latin NCAP, órgão que realiza testes de colisão com carros vendidos na América Latina, acusou a Fiat e a Renault de anunciarem em seus sites modelos de airbags que não eram oferecidos no Cronos e no Kwid, respectivamente.
A marca francesa informou que as imagens citadas não estão na página da empresa no Brasil – apenas na Argentina e Colômbia. Já a Fiat retirou as fotos do ar para análise. (Jornal do Carro)