Jornal do Carro
Com crescimento de 8,8% nas vendas na comparação com o mês anterior, julho não teve mudanças significativas no ranking de emplacamentos. Entre os 20 mais vendidos, o destaque foi o Jeep Compass, que liderou o segmento de utilitários-esportivos pela primeira vez no ano.
Nos seis primeiros meses do ano, o primeiro lugar havia ficado sempre com seu “irmão”, o Renegade, que no mês passado foi o segundo SUV mais vendido. Modelo médio, o Compass registrou em julho 6.171 exemplares vendidos e o Jeep menor, 5.790. O terceiro lugar do segmento ficou com o Hyundai Creta, seguido respectivamente por Nissan Kicks e Honda HR-V (confira detalhes sobre a categoria na página 6).
A liderança continua firme nas mãos do Chevrolet Onix, que voltou a vender mais que a soma do segundo e terceiro colocados. Foram mais de 20 mil
emplacamentos no mês passado. O vice-líder Hyundai HB20 teve 9.205 exemplares comercializados, pequena vantagem ante o Ford Ka (9.076).
O Chevrolet Prisma foi o quarto carro mais vendido no mês passado, enquanto o Renault Kwid ficou com a quinta colocação. Entre as picapes, chamou a atenção o bom desempenho da Strada e da Toro. Os dois modelos da Fiat, juntos, superaram os 13 mil emplacamentos.
Já entre os sedãs compactos, foi forte o desempenho do Ford Ka Sedan, segundo mais vendido da categoria – atrás do Prisma. Ele teve mais de 700 exemplares de vantagem para o antigo vice-líder, o VW Virtus.
Montadoras
Entre as marcas, não houve alteração de posições entre as três primeiras colocadas, Chevrolet, Volkswagen e Fiat, respectivamente. A primeira vendeu 40.523 carros, ante as 36.010 da vice-líder e as 32.459 da montadora italiana.
Já a disputa pela quarta colocação continua acirrada. Nos últimos meses, havia ficado com a Renault. Em julho, foi a Toyota que apareceu nessa colocação, com a Hyundai em quinto e a francesa em sexto. A Ford apareceu em sétimo.
A Jeep superou a Honda, ficando com o oitavo lugar. Foram pouco mais de mil unidades de vantagem.
Vendas
Em julho, foram vendidos no País 232.243 automóveis e comerciais leves e no acumulado do ano 1.481.119 unidades. (Jornal do Carro)