Para reduzir emissões e consumo, Dacia Duster troca motor 1.6 por 1.0 na Europa

Auto Esporte 

 

A Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, confirmou que o Duster europeu irá aposentar o motor 1.6 SCe de quatro cilindros aspirado, que entrega 115 cv de potência, pelo novo 1.0 três cilindros turbo de 100 cv e 16,3 kgfm da família TCe.

 

Trabalhando em conjunto ao câmbio manual de cinco marchas, única opção disponível, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 12,5 segundos e a velocidade máxima chega aos 169 km/h.

 

De acordo com a Dacia, o motor TCe 100 reduz significativamente o consumo de combustível e atende às novas legislações de emissões europeias, que entrarão em vigor a partir de 2021.

 

A montadora afirma ainda que os níveis de poluentes desse motor são 18% menores que os do 1.6 SCe. Já o consumo médio pode chegar a 16,3 km/l, segundo os dados divulgados.

 

Na Europa, o Duster será vendido em duas versões, sempre com tração dianteira: Acess, por 12.490 euros (R$ 52.730), e Essentiel, por 14.500 euros (R$ 61.210).

 

No Brasil a nova geração do Duster chega no início de 2020, inicialmente apenas com o motor 1.6 SCe. Há previsão de que o SUV receba também o novo 1.3 TCe turbo de injeção direta, que substituirá o atual 2.0. Já o 1.0 TCe ainda não tem previsão de lançamento no mercado nacional. (Auto Esporte/André Schaun)