Amazon e Ford fazem parceria para entrega de encomendas dentro de carros

CanalTech/Reuters/TechCrunch

 

A Amazon vai entregar suas encomendas no bagageiro do seu carro Ford. A novidade é uma expansão do programa Key by Amazon In-Car Delivery para clientes Prime dos Estados Unidos.

 

De acordo com as empresas, o programa habilita a entrega mesmo quando o consumidor estiver ausente – no Brasil, os Correios também criaram uma solução para que clientes recebam a encomenda mesmo quando estiverem fora de casa.

 

Por enquanto, o Key by Amazon In-Car Delivery está funcionando em 50 cidades dos Estados Unidos. Podem solicitar a entrega donos de veículos da Ford equipados com o serviço de conectividade FordPass. Os modelos Lincoln a partir de 2018 também podem participar.

 

O programa faz parte de uma campanha da Amazon para deixar as encomendas onde não podem ser facilmente roubadas. “É uma maneira conveniente e segura de garantir que seus pacotes sejam entregues diretamente quando você estiver fora durante o dia”, disse a Ford em comunicado.

 

Há restrições para a entrega de pacotes: elas exigirão uma assinatura caso o peso ultrapasse 22 kg ou se as dimensões forem maiores que 26 x 21 x 16 cm.

 

O anúncio ilustra mais do que as ambições da Amazon: ele mostra também como a Ford está procurando novas maneiras de tornar o carro – ou caminhão – um ativo essencial que faz mais do que fornecer meios para se locomover.

 

No caso da Amazon, faz alguns anos que a empresa investe no setor automobilístico. Quando o Amazon Key começou, os clientes podiam fornecer aos entregadores acesso a sua casa com a ajuda de um teclado compatível na porta e uma câmera de segurança inteligente.

 

O serviço foi expandido no ano passado para entrega no carro para os membros Prime. As montadoras GM e a Volvo foram as primeiras a oferecerem o serviço de entrega Amazon Key In-Car.

 

Alexa em carros

 

A Amazon também fez parcerias com diversas montadoras, começando com a Ford em 2017, para trazer a Alexa, seu assistente inteligente habilitado por voz, para dentro de veículos. Audi, BMW, Byton, Ford, Lexus, Lincoln, Toyota e SEAT também equiparam alguns dos seus modelos mais recentes com a Alexa.

 

No ano passado, a Amazon lançou o Echo Auto, um dispositivo que se conecta ao sistema de infotenimento do carro para oferecer aos motoristas a assistente inteligente e o controle de voz para interações com as mãos livres. Os usuários podem interagir com o conjunto de microfones e pedir informações como relatórios de tráfego, adicionar produtos a listas de compras e reproduzir música através do sistema de entretenimento da Amazon.

 

FordPass

 

O FordPass é uma grande aposta da montadora. Além da parceria com a Amazon, a Ford também anunciou que outras empresas podem integrar seus aplicativos aos veículos conectados Ford e Lincoln para oferecer serviços adicionais.

 

Um dos primeiros serviços será o de lavagem de carros. Os clientes FordPass e Lincoln Way agora podem comprar lavagens de carros da Spiffy, Rub A Dub e Sparkl sempre que esses serviços estiverem disponíveis.

 

“Nós acreditamos que isso é apenas o começo do que podemos oferecer aos nossos clientes usando um veículo conectado”, disse Lorin Kennedy, que lidera o empreendimento comercial FordPass na montadora. (CanalTech/Reuters/TechCrunch/Thaís Augusto)