Vendas no varejo sobem 0,4% em janeiro, revela IBGE

Agência Brasil

 

O Volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,4% em janeiro em relação a dezembro do ano anterior. O dado é da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última quinta-feira (14).

 

O volume de vendas também cresceu 0,5% na média móvel trimestral e 1,9% na comparação com janeiro de 2018. O acumulado de 12 meses registrou evolução de 2,2%.

 

Na passagem de dezembro para janeiro, sete das oito atividades varejistas pesquisadas cresceram no mercado, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%). Também tiveram alta os segmentos de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), combustíveis e lubrificantes (0,5%), móveis e eletrodomésticos (0,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

 

Por outro lado, o setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentou queda de -0,5%. (Agência Brasil/Ingrid Alves)