Grupo JCA compra ônibus Scania com sistema de segurança ADAS

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O Grupo JCA comprou seu primeiro modelo Scania K 360 4×2 com o ADAS, o avançado sistema de segurança de auxílio ao motorista. Trata-se da primeira empresa de linha rodoviária regular no país a comprar um ônibus com esta tecnologia. O veículo está sendo utilizado em todas as linhas da Viação Cometa. “O veículo foi montado pela Scania, em parceria com o departamento de engenharia do Grupo JCA, para ficar em demonstração no Grupo, já que ficou bem adequado a todos os tipos de operação das nossas empresas”, explica Fernando Guimarães, diretor da Viação Cometa.

 

“A aquisição do ADAS por um grupo do tamanho da JCA comprova a importância do sistema, que permite ao conjunto aumentar a segurança dos passageiros e dos motoristas. Estamos no caminho certo”, afirma Alan Frizeiro, gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil. “Será cada vez mais um diferencial ao usuário de nossos clientes viajar num ônibus com um sistema avançado de proteção. Temos certeza de que as encomendas irão aumentar já em 2019.”

 

O modelo, que foi usado inicialmente para demonstração, foi aprovado pela Viação Cometa. “O Grupo JCA não mede esforços na busca de itens de proteção para a sua frota, porque tem a segurança como prioridade na sua cultura de gestão. O sistema foi testado com sucesso e estamos avaliando a possibilidade do equipamento tornar-se um item de série na nossa frota”, comenta Guimarães.

 

O ADAS foi lançado de forma pioneira em 2016 no mercado brasileiro. “A Scania é incansável em disponibilizar ferramentas que aumentem a segurança dos seus ônibus e por consequência contribuam com a sustentabilidade dos negócios de nossos clientes”, completa Frizeiro.

 

Tecnologia para máxima segurança

 

O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

 

O ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.

 

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro. (ShopTrans)