Tesla libera patente para produção de carros elétricos

O Destak

 

O milionário e polêmico empresário sul-africano, CEO da Tesla, fabricante de carros elétricos, Elon Musk anunciou que irá liberar as patentes de sua empresa para que outras companhias também possam fabricar os veículos não-poluentes.

 

A ideia do empresário é que, dessa forma, a transição de veículos movidos a combustíveis fósseis para os movidos a energia seja mais rápida e o objetivo principal, de ajudar o planeta a conter o aquecimento global, seja alcançado.

 

 

De acordo com Musk, o objetivo maior da empresa é mais importante que o lucro. “A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento de transportes sustentáveis. Se abrirmos o caminho para a criação de veículos elétricos, mas depois criarmos armadilhas de propriedade intelectual para inibir outras empresas, estaremos agindo no sentido contrário de nosso objetivo”, disse. Para ele, as patentes servem, muitas vezes, como barreira do verdadeiro progresso.

 

Musk reconheceu que é impossível a Tesla combater sozinha o aquecimento global, e que errou ao registrar patentes para se proteger da competição porque grandes montadoras não têm grandes projetos de veículos não-poluentes. “Nossa verdadeira competição não é o pequeno fluxo de carros elétricos não-Tesla sendo produzidos, mas sim a enorme inundação de carros a gasolina saindo diariamente das fábricas do mundo”, escreveu em sua conta no Twitter. Em outra postagem, afirmou que “dado que a produção de veículos chega a 100 milhões de unidades por ano e a frota global é estimada em 2 bilhões de carros, é impossível para a Tesla montar carros rápido o suficiente para resolver a crise do carbono”.

 

A condição para que não haja processo por uso indevido da tecnologia da Tesla é que as patentes sejam usadas “em boa fé”. Agora, resta aguardar a reação do mercado automobilístico a esse anúncio. (O Destak)