GM fecha acordo para fazer nova S10 no Brasil

Jornal do Carro

 

A GM fechou um acordo para produzir a nova S10 e um SUV derivado da picape – não necessariamente a Trailblazer – no Brasil. A informação é do site Automotive Business.

 

De acordo com o site, a GM acertou ontem, quinta-feira (7), acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), onde serão feitos os novos produtos. Como conclusão da negociação, a unidade receberá investimento de R$ 5 bilhões.

 

O Automotive Business informa também que os 4 mil trabalhadores da fábrica aceitaram o conjunto de dez medidas propostas pela GM, para viabilizar o investimento.

 

Inicialmente, eram 28 as propostas da montadora. Porém, após duas semanas de negociação, as duas partes acertaram que o número de propostas cairia para dez.

 

Descontos em bônus e rebaixamento do piso salarial estão entre as propostas aceitas, de acordo com a mesma fonte. Em contrapartida, está encerrado o risco de a fábrica de São José dos Campos fechar.

 

Negociações da GM

 

No mês passado, surgiram notícias sobre ameaça de a General Motors deixar o Brasil, caso não voltasse a ter lucro. O rumor foi desencadeado por um comunicado enviado pelo presidente da companhia, Carlos Zarlenga, aos funcionários do País.

 

A GM se manifestou sobre o caso pela primeira vez no último sábado (2). Em nota, a empresa informou que negociava com o governo e sindicatos para viabilizar um investimento de R$ 10 bilhões entre 2020 e 2024.

 

Esse montante, se confirmado, seria aplicado em suas fábricas paulistas. Além da planta de São José dos Campos, a montadora opera em São Caetano do Sul, que é sua sede no País.

 

Nova S10

 

Pouco se sabe sobre a nova S10. De acordo com informações do site Motor1, a picape deverá ficar maior, mais espaçosa e mais próxima da norte-americana Colorada.

 

Esta é a picape média da Chevrolet para o mercado dos Estados Unidos. Ela é diferente da Colorado vendida na Ásia e na Austrália, que é praticamente “irmã” de nossa S10.

 

A nova S10 é um projeto global. Sua estreia mundial deverá ocorrer em 2022, também de acordo com o Motor1. Ainda não há data de lançamento revelada para o Brasil. (Jornal do Carro)