Mercado de veículos começa o ano com alta de 10%

AutoIndústria

 

Com total de 199.814 veículos emplacados em janeiro, o mercado automotivo iniciou o ano com alta de 10,2% no comparativo com o mesmo mês do ano passado. Em relação a dezembro, quando foram licenciadas 234,5 mil unidades, houve queda de 14,8%, mas esse movimento na virada do ano é normal, visto que o primeiro mês de ano, marcado por período de festas e férias, é tradicionalmente mais fraco.

 

Para se ter uma ideia do desempenho favorável de janeiro deste ano basta lembrar que em 2016 foram vendidos 155,6 mil veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, e no ano seguinte apenas 147,2 mil.

 

A reação do setor vem sendo sentida desde o ano passado, quando o mercado encerrou o ano com índice de crescimento acima do esperado tanto pela Anfavea, a entidade que representa as montadoras, como também pela Fenabrave, a federação dos distribuidores de veículos.

 

Segundo fonte do setor de distribuição, as vendas nos últimos dois dias de janeiro foram marcadas por grandes negócios com frotistas, o que tem sido corriqueiro nos últimos meses. Na quarta-feira, 30, houve perto de 13 mil emplacamentos e no dia 31, quinta-feira, outros 15 mil.

 

Na média do mês, as vendas por dia útil ficaram em 9.082 unidades, um número razoável para janeiro, até porque houve o feriado da cidade de São Paulo, dia 25, o principal mercado de veículos do País.

 

Na próxima terça-feira, 5, a Fenabrave divulgará o balanço detalhado de janeiro, com números relativos aos diferentes mercados, com os de veículos leves e pesados, e também por marcas e segmentos. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)