Postos de recarga elétrica permitem viagem grátis entre São Paulo e Rio

O Estado de S. Paulo

 

Agora já é possível viajar entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro de graça e sem emitir poluentes. Basta que você disponha de um carro elétrico. Uma parceria entre a BMW, os postos Ipiranga e a empresa de energia EDP implantou seis estações de recarga de veículos elétricos ao longo do percurso, o que permite que um carro movido a eletricidade possa ser recarregado no meio do trajeto e complete a viagem entre uma capital e a outra.

 

As estações foram construídas em postos Ipiranga da Rodovia Presidente Dutra – três no sentido São Paulo-Rio e três no sentido Rio-São Paulo – e serão inauguradas amanhã.

 

Elas beneficiam os proprietários de carros elétricos em geral (já que a recarga é livre para qualquer marca, e não somente para os modelos da BMW) e também de híbridos do tipo plug-in (cujos motores elétricos têm baterias que podem ser recarregadas na tomada).

 

O custo do projeto ficou em torno de R$ 1 milhão. As estações foram posicionadas a uma distância máxima de 122 km e podem atender a até dois veículos ao mesmo tempo. Basta conectar o carro e seguir as instruções no painel do carregador.

 

Um veículo com bateria de 22kWh leva 25 minutos para completar um abastecimento de 80% da carga.

 

Cobrança no futuro. Por enquanto, a recarga será oferecida gratuitamente. A partir de 2019, as empresas irão cobrar pelo serviço. Os valores ainda não foram divulgados, mas, de acordo com informações da BMW, o custo de uma viagem entre as duas cidades em um carro elétrico será de cerca de 20% do que seria gasto abastecendo um modelo movido a gasolina com consumo médio de 10 km/litro.

 

Por enquanto, os únicos modelos vendidos no mercado brasileiro que podem usar as estações são o elétrico i3 e o híbrido i8, ambos da BMW. Toyota Prius e Ford Fusion usam baterias que não podem ser recarregadas em tomadas. (O Estado de S. Paulo)