Argentina reduz alíquotas de importação de autopeças para melhorar competitividade

Reuters

 

A Argentina disse nesta quinta-feira que ampliou a lista de bens sujeitos a uma alíquota reduzida de importação de 2 por cento para mais de 130 autopeças, a fim de melhorar a competitividade do setor.

 

A medida anunciada pelo Ministério da Produção atinge bens não produzidos no país, desde que sejam destinados à fabricação de veículos e autopeças.

 

“O objetivo da medida é reduzir custos e melhorar a competitividade das empresas na cadeia de valor e inclui fabricantes de reboques, ônibus, caminhões e máquinas agrícolas”, disse um comunicado.

 

A política automotiva comum assinada pela Argentina e pelo Brasil, com vigência até junho de 2020, permite que os países reduzam as tarifas a até 2 por cento para autopeças não produzidas localmente.

 

“Continuaremos trabalhando em diferentes medidas para melhorar a competitividade do setor com assistência técnica, financiamento e redução de impostos não salariais, custos logísticos e trabalhistas, especialmente com a cadeia de valor de autopeças”, afirmou o secretário da Indústria argentino, Fernando Grasso.

 

A produção de automóveis da Argentina caiu 13,4 por cento em junho ante junho de 2017, para 39.420 unidades, informou recentemente a Associação de Fábricas Automotivas (Adefa). (Reuters/Walter Bianchi)