Realizar a manutenção preventiva é essencial para viajar nas férias

Alpha Autos

 

Com as férias escolares, muitas famílias e amigos decidem viajar. Para tudo ocorrer bem, é necessário que o motorista fique atento à manutenção do veículo, evitando possíveis dores de cabeça no caminho. O ideal é procurar um centro automotivo que ofereça serviços especializados para automóveis, preferencialmente com preços competitivos.

 

Com a ajuda do Marcos Iombriller, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, explicamos os principais pontos dos quais os motoristas precisam estar atentos antes de pegar a estrada.

 

Cuidado com a bateria

 

No inverno, o óleo lubrificante demora mais pra dilatar, devido às baixas temperaturas, e exige mais da bateria ao ligar o carro, o que pode levar a um desgaste excessivo. Garantir a qualidade em um Centro Automotivo de confiança é a melhor opção para evitar problemas com a bateria. Uma dica é não ligar o carro com o ar condicionado e o farol ligados, para não sobrecarregar o sistema elétrico.

 

Atenção com o óleo lubrificante

 

O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças, e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.

 

Inspecionar os freios

 

A troca do fluido de freio deve estar de acordo com o manual do proprietário, alerta Iombriller. De modo geral, o intervalo entre as trocas é de 40 mil quilômetros. Já as pastilhas de freio e discos devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros – o mesmo intervalo se aplica às lonas de freio (em caso de veículos com freio a tambor na roda traseira), ou ao conjunto discos e pastilhas traseiros (em caso de automóveis com freio a disco nas quatro rodas).

 

Verificação dos pneus

 

Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu, pois dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Assim como é preciso ficar atento às pequenas avarias, que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

 

Verificação do nível da água

 

O líquido de arrefecimento é um composto químico responsável pela manutenção da temperatura ideal do motor. O reservatório de líquido de arrefecimento mostra o nível correto por meio de uma marcação, por isso, é importante verificá-lo antes de viajar.

 

Checagem da iluminação e materiais

 

É importante sempre verificar as luzes dos faróis, lanterna e sinalização. É necessário que todas estejam funcionando perfeitamente. Também é fundamental verificar se o macaco, triângulo e a chave de roda estão no carro. Iombriller recomenda que os motoristas levem uma bateria adicional ou banco de carga, além de um celular com a bateria carregada, esses cuidados ajudam a acionar uma equipe de socorro em caso de necessidade.

 

Segurança sempre em primeiro lugar

 

Independente da época do ano ou qual seja a viagem, é essencial garantir a segurança do veículo. Sua realização gera apenas benefícios “O principal ponto é a garantia das melhores condições de segurança para a família e o bom funcionamento do carro, esses garantem uma viagem mais tranquila”, finaliza. (Alpha Autos)