Hatches pequenos ganham participação no mercado brasileiro

AutoIndústria

 

O segmento de SUVs continua sendo o que mais cresce no País, mas o de hatches pequenos também registra desempenho acima da evolução média do mercado de automóveis este ano, que foi de 20,4% no primeiro quadrimestre.

 

Foram comercializados no período total de 177,8 mil hatches pequenos, alta de 27,3% sobre o mesmo período do ano passado (139,2 mil unidades). A chegada de novos modelos, em especial o Volkswagen Polo e o Fiat Argo, foi decisiva para esse movimento favorável.

 

No primeiro quadrimestre do ano passado, os primeiros colocados no ranking de hatches pequenos eram Chevrolet Onix, Hyundai HB-20, Renault Sandero, VW Fox e Nissan March.

 

Os dois primeiros mantiveram a mesma posição este ano, mas os modelos lançados pela Volkswagen e Fiat no segundo semestre do ano passado passaram a ocupar, respectivamente, a terceira e quarta colocações, com o Sandero passando a ser o quinto e o Fox o sexto.

 

O Polo acumulou 23,5 mil emplacamento e o Argo, 17,8 mil. O líder Onix vendeu 58,4 mil unidades e o HB-20, 33,6 mil. O Sandero acumula 15,2 mil licenciamentos e a linha Fox, 12,3 mil.

 

Segmentação

 

O segmento de hatches pequenos segue líder no mercado brasileiro de automóveis, com fatia de 28,2% no primeiro quadrimestre deste ano. No mesmo período do ano passado detinha 26,6% e, um ano antes, exatos 25,8%.

 

O segmento de SUVs é o segundo de maior volume, com 150,4 mil emplacamentos este ano, volume 34,3% superior ao registrado entre janeiro a abril do ano passado (112 mil unidades).

 

A disputa entre os SUVs é uma das mais acirradas do mercado brasileiro. Os três primeiros colocados têm números bem próximos de venda. São eles o Jeep Compass, com 17,6 mil emplacamentos no quadrimestre, o Honda H-RV, com 16,3 mil, e o Nissan Kicks, com 16 mil.

 

O quarto e quinto colocados entre os SUVs venderam praticamente o mesmo volume – o Jeep Renegade teve 13.426 licenciamentos e o Hyndai Creta exatos 13.399.

 

Os segmentos de hatches pequenos e de SUVs foram os dois únicos entre os cinco de maior volume no mercado brasileiro que registraram expansão acima da média no acumulado deste ano.

 

Os veículos de entrada, os sedans pequenos e os sedans médios perderam participação e detêm agora, respectivamente, fatia de 18,4%, 14,2% e 7,5%. Um dos que mais perde no País é o de hatches médios, que hoje detém apenas 0,77% das vendas totais de automóveis por aqui. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)