Reviravolta no segmento de carros de luxo

Jornal do Carro

 

A principal mudança foi no ranking de marcas. Pela primeira vez, a Land Rover obteve o terceiro lugar isolado, deixando para trás a Audi.

 

As duas montadoras já haviam obtido empate em fevereiro. Venderam exatamente o mesmo número de unidades naquele mês.

 

Porém, em março, a Audi respirou aliviada, pois teve um mês muito bom. Com 853 emplacamentos, a marca havia ultrapassado a BMW, para ser a segunda colocada no ranking – a liderança, desde o início do ano, é da Mercedes.

 

A Land Rover, no entanto, não desistiu. Afinal, uma aproximação tão grande quanto a de fevereiro não pode ser deixada de lado.

 

Agora, conseguiu triunfar sobre a Audi. No mês passado, a líder Mercedes-Benz somou 1.027 emplacamentos. A BMW retomou a segunda posição, com exatas mil unidades vendidas.

 

A Land Rover, por sua vez, somou 773 exemplares comercializados, ante os 666 da Audi, quarta colocada.

 

A Volvo, quinta no ranking, vem crescendo. O número de emplacamentos registrados pela empresa em abril foi de 536 exemplares, ante as 450 do mês passado.

 

Nesse número, já podem estar somados os emplacamentos do novo XC40, que ainda não aparece na lista de vendas.

 

Quando o modelo tiver seu primeiro mês cheio de vendas, em maio, há a possibilidade de a Volvo encostar na quarta colocada. O XC60 também foi muito bem, com o quinto lugar entre os carros de luxo mais vendidos.

 

No acumulado do ano, a liderança é da Mercedes, com a BMW no segundo lugar. A Audi aparece na terceira posição e a Land Rover, na quarta. A Volvo é quinta.

 

Os carros de luxo mais vendidos em abril de 2018

 

Land Rover Discovery

 

Apesar da liderança da Mercedes-Benz entre as marcas, o Land Rover Discovery tem sido a estrela do segmento de luxo neste ano. A linha, que inclui o carro-chefe Sport e a versão maior, tem aparecido constantemente na liderança – seja dos SUVs de luxo ou do segmento premium como um todo.

 

Mais que liderar a classe de carros sofisticados, o Land Rover Discovery está fazendo ainda mais bonito. Ele está ficando à frente de alguns modelos concorrentes de marcas generalistas, bem mais baratos.

 

No mês passado, o Land Rover Discovery teve 445 unidades vendidas. Isso é mais que os emplacamentos do Chevrolet Equinox, que somou 431 exemplares comercializados.

 

Outros médios de marcas generalistas também ficaram atrás do Land Rover Discovery. Na lista, estão Toyota RAV4, Peugeot 3008 e Mitsubishi Outlander.

 

Honda CR-V e Volkswagen Tiguan ficaram atrás do Land Rover Discovery. Nesse caso, porém, as novas gerações dos dois modelos ainda não tiveram mês cheio de vendas. Ao fim de maio, o cenário ficará mais claro.

 

Mustang

 

O blog, historicamente, faz a lista de vendas de carros de luxo considerando apenas os modelos de marcas premium. É preciso ter um critério, para evitar polêmicas sobre o que é luxo e o que não é.

 

No entanto, o Mustang, que é de uma marca generalista, a Ford, merece um crédito nesta análise. Há dois meses seguidos, o modelo vem registrando mais de 100 unidades vendidas.

 

Foram 147 em março e 108 em abril. O resultado, claro, tem a ver com a forte pré-venda realizada para o modelo. Os números, ainda assim, impressionam para um carro de R$ 300 mil.

 

O Camaro não está aparecendo no ranking de vendas divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Isso porque o primeiro lote importado pela Chevrolet já está esgotado.

 

A marca trouxe agora um novo lote, e a briga no mercado entre os dois “muscle cars” promete ficar boa. (Jornal do Carro)