Acordo dá estabilidade a trabalhadores da Ford

Agora S. Paulo

 

Em assembleia nesta quinta-feira, os trabalhadores da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, aprovaram acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que garante a estabilidade do emprego até novembro de 2019.

 

A medida, que prevê a reposição da inflação na database da categoria (1º de setembro), beneficia cerca de 3.200 funcionários, incluindo os mensalistas, que integram a área administrativa da companhia.

 

O acordo, confirmado pela montadora à reportagem, inclui ainda o pagamento em maio e dezembro deste ano da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), corrigida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e a antecipação da primeira parcela do 13º salário de 2019 para fevereiro.

 

Segundo o coordenador da representação sindical na empresa, José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, podem haver novas negociações se a Ford anunciar investimentos na planta. “O acordo tranquiliza os trabalhadores, mas não o sindicato. Pautamos a estabilidade justamente porque não há o investimento em novos produtos”, afirma.

 

A última grande demissão da empresa foi em agosto do ano passado, quando 364 metalúrgicos da fábrica de São Bernardo, que estavam em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho), foram dispensados por telegrama, dos quais 80 foram readmitidos por um acordo com o sindicato da categoria. (Agora S. Paulo)