Realidade virtual

Jornal do Comércio

 

A cada lançamento de um automóvel, uma revolução também acontece no chão das fábricas, com novos processos e tecnologias incorporados às linhas de produção. Para acompanhar essas transformações, nas plantas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a montagem do carro ocorre, primeiro, no ambiente virtual. Nesses espaços, as ferramentas são os óculos 3D, joysticks e a tela de projeção.

 

O objetivo é criar modelos digitais interativos e imersivos, para testar cada etapa da montagem do carro. Uma linha virtual, idêntica à real, é criada, facilitando a tomada de decisões das equipes multidisciplinares com foco na qualidade dos processos da manufatura, além da logística e ergonomia dos operadores.

 

No Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a sala de realidade virtual está integrada ao Manufacturing 2020, laboratório criado para testar novas tecnologias da Indústria 4.0, e contou com investimento de cerca de R$ 1 milhão.

 

O valor foi recuperado com oito meses de funcionamento da instalação. Já no Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), a solução foi aplicada para validação das linhas de produção dos Jeep Renegade e Compass e do Fiat Toro.(Jornal do Comércio/Vinicius Ferlauto)