Fabricantes de máquinas agrícolas projetam crescimento das vendas em 2018

Portal Farming

 

Fabricantes de máquinas agrícolas estão otimistas com a recuperação econômica em 2018. De acordo com a LS Tractor, as feiras agrícolas são um bom termômetro para projeção de vendas e durante a feira Show Rural Coopavel, entre 5 e 9 de fevereiro em Cascavel (PR), a movimentação do público indicou boas perspectivas de vendas para o ano.

 

“Percebeu-se claramente que o mercado voltou a borbulhar, a feira é outra se comparada com o ano passado. Vemos as pessoas caminhando com entusiasmo”, diz Astor Klipp, gerente de marketing de produto da LS Tractor. “Se esse cenário se confirmar, o ano vai ser excelente.”

 

Com alta de 46% nas vendas em 2017, o objetivo da LS Tractor é manter o ritmo de crescimento neste ano, sustentado pela oferta de tecnologia de precisão para tratores, principalmente de pequeno e médio porte.

 

Linhas de crédito

 

De acordo com o gerente de marketing da LS Tractor, no ano passado houve uma melhora significativa nos recursos para o crédito rural, o que facilitou as compras dos produtores rurais. A expectativa para o novo Plano Safra é de que o governo mantenha os recursos para o setor.

 

“Dificilmente o governo deve mexer nas propostas que ele tem hoje para a política de crédito do setor agrícola”, afirma Klipp. “O problema maior que o crédito é quando a commodity fica desvalorizada no mercado, isso afeta mais o otimismo do produtor e ele fica impedido de investir.”

 

 

Tecnologia

 

De acordo com o gerente de marketing fabricante sul-coreana, o mercado brasileiro oferece atualmente tratores de 40 a 100 cavalos com alta tecnologia, o que antes só era visto em máquinas agrícolas a partir de 150 cavalos.

 

“O agronegócio teve esse crescimento em produtividade muito atrelado à questão da introdução de tecnologia. O grande beneficio que a agricultura de precisão trouxe foi a profissionalização da propriedade, ter mais controle sobre toda a operação, tratar cada talhão como uma empresa independente e decidir melhor os investimentos”, afirma Klipp.

 

Tratores

 

O principal lançamento da LS Tractor para esse ano é o novo modelo do trator U60 cabinado, que chega ao mercado com a tecnologia Power Shuttle. “É um verdadeiro trator utilitário que atende às necessidades de qualquer tamanho de propriedade”, afirma Klipp.

 

A tecnologia Power Shuttle oferece mais agilidade nas operações, versatilidade para diferentes aplicações e economia de combustível em trabalhos que exigem o mesmo movimento por horas. O objetivo da tecnologia é reduzir o uso da embreagem, tornar a operação mais confortável para o produtor e também reduzir os custos de manutenção. “Parece um item simples, mas depois de várias horas de trabalho isso realmente tem uma importância enorme no final do dia e nas contas”, diz Klipp.

 

Plano direto

 

A LS Tractor também trouxe para o Show Rural Coopavel o trator H120, equipamento desenvolvido especificamente para o plantio direto. O modelo terá opção de transmissão 12×12 e 20×20 para trabalhar com plantadeiras de 9 a 12 linhas.

 

Também foram apresentadas novidades introduzidas nas máquinas voltadas para o plantio por meio da LS Planter, como a nova tecnologia de precisão na distribuição de fertilizantes, Pulso Zero, Sistema Sulcador Anti-impacto, dosador de sementes, acionamento flexível Eixoplant e sistema de amortecimento da linha. (Portal Farming)