Mercedes-Benz amplia linha Classe E no Brasil com E 300 Cabriolet

Revista Torque

 

A Mercedes-Benz completa a família Classe E com o novo E 300 Cabriolet, já disponível nos concessionários de todo o País. O conversível de quatro lugares combina um design puro e atraente com conforto e tecnologia de ponta. Também inclui integração a smartphones e sistemas de assistência. O motor turbo de 245 cv, câmbio 9G-TRONIC com nove velocidades e o sistema de suspensão Agility Control garantem uma experiência de direção esportiva e confortável.

 

O Cabriolet é o quinto e mais novo membro da linha Classe E, que foi totalmente renovada no espaço de um ano. Com o teto flexível fechado, apresenta uma silhueta semelhante à do E 300 Coupé e tem as mesmas proporções expressivas. As fortes ligações entre os dois modelos ficam aparentes no design elegante, com ênfase em superfícies com linhas limpas e formas acentuadas.

 

A aparência do E 300 Cabriolet transparece elegância e uma sensação de liberdade, especialmente quando o teto de tecido é abaixado. “A paixão por automóveis extraordinários, que compartilhamos com nossos clientes, se reflete no novo E 300 Cabriolet de maneira única. Ele permite que os passageiros usufruam de conforto e requinte ao ar livre”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.

 

A dianteira com a grade diamante, a estrela localizada ao centro, faróis MULTIBEAM LED, lanternas traseiras capô saliente com protuberâncias e janelas laterais totalmente retráteis ressaltam o dinamismo do Cabriolet. O teto de tecido altamente tensionado com janela flui no sentido da traseira.

 

Os faróis MULTIBEAM LED de alta resolução com 84 LEDs de alta performance controlados individualmente iluminam o caminho automaticamente com uma distribuição de luz excepcionalmente brilhante, sem ofuscar outros usuários da via. O conjunto posterior ganhou grandes lanternas com tecnologia Stardust. A suspensão Agility Control, 15 milímetros mais baixa que a do Classe E sedã, e pneus com 19 polegadas de série enfatizam o caráter esportivo do E 300 Cabriolet.

 

A capota de tecido acústico totalmente automática é equipamento de série. Sua estrutura multicamadas com isolamento sofisticado reduz os ruídos do vento e do movimento, facilitando aos ocupantes ouvirem a conversa um dos outros, mesmo em alta velocidade. A estrutura do teto de tecido também tem um efeito positivo quanto ao conforto climático e torna o E 300 Cabriolet adequado ao uso durante todo o ano.

 

Derivada do Classe S Cabriolet, a capota atende aos altos padrões de durabilidade e funcionalidade. Ela pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos, com o automóvel andando a uma velocidade de até 50 km/h. Após a abertura, ela se dobra silenciosa e cuidadosamente e é guardada dentro de um compartimento no porta-malas. Uma cobertura retrátil separa a capota do espaço restante do porta-malas e a capacidade do bagageiro de 385 litros (310 litros com a capota aberta) gera praticidade no dia a dia. Os encostos 50:50 dos bancos criam um espaço de carga aproveitável ao longo de todo o interior.

 

Detalhes em azul iate, em combinação com bege macchiato dão ao Cabriolet o visual exclusivo e descolado de um barco de luxo. Os itens opcionais de acabamento incluem couro refletor de calor em quatro cores e nove diferentes opções de pintura, incluindo duas em tonalidades claras com madeira de poros abertos em alto brilho. A iluminação do interior utiliza a durável tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente opcional com 64 cores e, como item especial, uma luminária traseira instalada no forro do teto da capota de tecido.

 

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz LINGUATRONIC, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que ativa o Controller e reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativação e desativação de alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

 

Destaques esportivos diferenciados incluem saídas de ar em Silvershadow, com formato inspirado em turbinas a jato. Os bancos dos quatro ocupantes trazem apoios laterais, apoios de cabeça organicamente integrados e extensores automáticos para os cintos dianteiros de segurança de série.

 

Especialmente desenvolvido para conversíveis, o sistema de controle climático reage conforme a configuração do teto, de forma totalmente automática. O motorista não precisa escolher um modo para capota aberta ou fechada, nem é necessário memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições de uso, pois uma função especial de sobreposição consegue realizar uma transição imperceptível entre as duas, assegurando o máximo conforto climático.

 

Comparado ao E 300 Coupé, o E 300 Cabriolet cresceu no comprimento, largura e distância entre eixos: comprimento total de 4.826 mm e largura 1.860 mm. O principal beneficiário da bitola mais larga, com 1.605 mm na frente (+67 mm) e 1.609 mm na traseira (+68 mm), é o dinamismo da condução. Os quatro assentos transmitem a sensação de bancos totalmente individuais, proporcionando conforto aos ocupantes, mesmo em longas viagens.

 

O E 300 Cabriolet é equipado com o motor turbo de quatro cilindros com dois litros e 245 cv, com troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm. É equipado de série com a transmissão automática 9G-TRONIC de nove velocidades, que permite trocas rápidas e menores rotações do motor. Isto resulta em benefício da eficiência e diminuição do nível de ruído. Além disso, o sistema DYNAMIC SELECT permite que o motorista influencie diversas regulagens, como a resposta do acelerador, função ECO start/stop e rotação das trocas de marchas da transmissão automática.

 

A suspensão AGILITY CONTROL é projetada para proporcionar um ágil prazer de condução. O sistema de amortecimento dependente da amplitude, 15 mm mais baixa do que a suspensão do Classe E sedã, é equipamento de série.

 

As estruturas do assoalho e da carroceria na parte dianteira do Cabriolet são bastante rígidas, permitindo um alto nível de dinamismo de condução. A construção de baixo peso em alumínio híbrido – uma característica do E 300 Coupé – foi mantida. A maior parte dos componentes da estrutura da carroceria é feita de alumínio fundido e chapa de aço. Os para-lamas dianteiros, capô e tampa do porta-malas são de chapa de alumínio.

 

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet, que consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A.

 

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da linha Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão iminente, dar apoio através de frenagem de emergência e, se necessário, aplicar os freios automaticamente. Além de veículos lentos, parando ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

 

O modelo também inclui o Driving Assistance, que possui o Active Distance, Assist DISTRONIC e Active Steering Assist: em qualquer estrada, esses sistemas permitem que o E 300 Cabriolet não só se mantenha à uma distância considerada correta dos veículos à frente, mas também de segui-los automaticamente a uma velocidade de até 130km/h.

 

O novo E 300 Cabriolet está disponível em toda a rede de concessionários, com preço sugerido de R$ 413.900. (Revista Torque)