Frota & Cia
O governo federal decidiu estender até 31 de dezembro de 2021 o prazo para todos os municípios brasileiros elaborarem e aprovarem planos de mobilidade urbana. É o que determina a Medida Provisória No 818/2018, editada pelo presidente Michel Temer e publicada no Diário Oficial de 12 de janeiro.
O novo dispositivo legal modifica trechos do Estatuto da Metrópole, de 2015, e da lei de diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, que davam o prazo até 31 de janeiro de 2018 para sua implantação.
Com a extensão do prazo, os municípios poderão pleitear a elaboração dos planos por meio do programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, que disponibiliza recursos para financiamento de planos em municípios com mais de 100 mil habitantes.
Martha Martorelli, gerente de planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, destacou a importância do Programa. “O Plano de Mobilidade Urbana é fundamental para o desenvolvimento do município e precisa estar alinhado com os princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana para cumprir sua função”. (Frota & Cia)