Indústria automotiva brasileira reage e produção de carros volta a crescer

Tribuna do Norte

 

Tradicionalmente, a indústria automotiva tem impacto direto no comportamento da economia brasileira, dada a sua importância para o mercado nacional. Sua extensa cadeia de produção e a enorme quantidade de empregos diretos e indiretos que proporciona, são fatores determinantes para o País, capazes de movimentar inúmeros outros segmentos industriais. Em 2017, o setor recuperou o fôlego e passou a acumular sucessivas altas na produção de automóveis, principalmente no segundo semestre.

 

Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelam que, de janeiro a dezembro de 2017, a produção de veículos cresceu 27,1% em relação a 2016. Foram 2,5 milhões de unidades produzidas, enquanto no mesmo período do ano anterior foi 1,6 milhão.

 

Um dos principais motivos para esse “crescimento” foi a demanda do mercado externo e o consequente desempenho das exportações. Segundo levantamento do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), no acumulado de janeiro a dezembro de 2017 as exportações de veículos registraram crescimento de 52,7% na comparação com o mesmo período de 2016. Essa movimentação foi responsável por gerar uma receita total de US$ 5,471 bilhões.

 

Ainda segundo o órgão federal, tal desempenho catapultou os veículos automotivos à liderança do ranking de exportações de produtos manufaturados no período e ao quinto lugar na lista de exportações totais do Brasil.

 

Abastecimento do mercado

 

Uma das responsáveis pelo transporte e distribuição de partes e peças da indústria automotiva, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional, é a operadora logística de origem suíça Panalpina Brasil, que atende grandes empresas do setor. Em 2017, um dos destaques foi sua atuação no agenciamento das importações aéreas de componentes automotivos da empresa Schaeffler Brasil, que, por sua vez, é fornecedora das principais montadoras de automóveis do País.

 

Somente no ano passado, o projeto Schaeffler – alinhado à Panalpina e aos demais parceiros da cadeia logística, como despachantes e transportadoras, conquistou cinco vezes o primeiro lugar no Ranking de Eficiência Logística do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no segmento automotivo. Na ocasião, a Schaeffler Brasil se destacou por registrar médias de tempo consideravelmente menores no desembaraço aduaneiro das mercadorias importadas. (Tribuna do Norte/Fernando Siqueira)