Mercedes-Benz mantém liderança no mercado de veículos comerciais

Frota & Cia

 

Pelo segundo ano seguido, a Mercedes-Benz garantiu a liderança do mercado brasileiro de veículos comerciais. A marca da estrela de três pontas encerrou o ano de 2017 com 29,05% de participação no mercado de caminhões e com 60,11% no segmento de chassis de ônibus, de acordo com os dados da Fenabrave. A MAN Latin America, por sua vez, manteve o segundo lugar nos dois rankings, com 27,30% e 14,44% de market share, pela ordem.

 

“É o melhor presente de Natal que podíamos receber de nossos clientes” afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Esse resultado é um prêmio para todos os nossos colaboradores e parceiros, que se empenharam para oferecer o melhor produto aos clientes. Os números provam que somos uma marca desejada e cada vez mais reconhecida nos mercados interno e externo”.

 

Apesar da conquista, as duas montadoras registraram um crescimento pífio no mercado de caminhões, pelo menos no que se refere ao volume de licenciamentos no comparativo de 2016 com o ano anterior. Enquanto a Mercedes-Benz praticamente manteve o mesmo volume de emplacamentos no mercado interno, (15.126 unidades em 2017, ante 15.114 em 2016), a MAN acusou um aumento de 3,77% no número de caminhões licenciados, que saltou de 13.697 para 14.213 veículo, considerando a somatória das marcas MAN e Volkswagen Caminhões.

 

Números mais promissores aparecem no mercado de chassis de ônibus, que acusou uma evolução de 10,66% no número de veículos emplacados em 2017, totalizando 15.099 unidades. Desse total, exatos 9.076 chassis foram da marca Mercedes-Benz, o que representou um aumento de 11,58% em relação às 8.134 unidades licenciadas em 2016. Já a MAN somou 2.180 unidades licenciadas no ano passado, contra 1.817 chassis contabilizados em 2016.

 

Em um mercado que cresceu 3,53% em 2017, destaque para a Scania e a DAF que acusaram aumentos expressivos no volume de caminhões emplacados. A fábrica sueca instalada em São Bernardo do Campo encerrou o período com um total de 5.751 unidades licenciadas, ante 4.244 do período anterior, alta de 35,51% no comparativo dos dois últimos anos. Já a DAF acusou uma evolução de 55,72% nos volumes de vendas ao mercado interno, resultado da comercialização de 1.048 caminhões versus 673 unidades comercializadas em 2016. (Frota & Cia)