Revista Publiracing
O BMW Group acaba de superar a marca de 100 mil veículos eletrificados vendidos em 2017, conforme prometido no início deste ano. Para celebrar este marco importante, o ‘Quatro Cilindros’, icônico edifício-sede do BMW Group em Munique, na Alemanha, exibirá uma iluminação especial com a imagem de quatro pilhas, tipo AA, em posição vertical, e que representa o pensamento avançado da empresa e que é parte fundamental de seu DNA. A iluminação comemorativa poderá ser vista projetada no prédio, das 17h (horário de Brasília) à meia-noite desta segunda-feira (18/dez). Ela integra um projeto implementado em colaboração com a organização cultural Speilmotor Muenchen, por meio de uma parceria público-privada firmada em 1979, entre a Cidade de Munique e o BMW Group.
“Cumprimos nossas promessas”, declara Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG. “Este símbolo de 99 metros de altura está iluminando o caminho da era da eletro-mobilidade. Entregar 100 mil carros eletrificados em um ano é um marco importante, mas isto é apenas o começo para nós. Desde o lançamento do BMW i3, em 2013, nós comercializamos mais de 200 mil automóveis eletrificados globalmente e, até 2025, disponibilizaremos 25 modelos eletrificados aos nossos clientes. Nossa antevisão na eletro-mobilidade tornou este sucesso possível – e a eletro-mobilidade continuará sendo minha referência para o nosso futuro sucesso”.
Eletrificação flexível em todos os modelos
Em 2025, a empresa disponibilizará 25 modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo. A quinta geração de motores elétricos e tecnologias de bateria, disponível a partir de 2021, utilizará kits modulares de eletrificação, de uso escalonado, e que permitirão que todos os modelos BMW sejam equipados com quaisquer tipos de conjunto motriz. A BMW i, submarca fundada em 2011, por sua vez já garantiu os direitos de nomenclatura BMW i1 a i9, bem como BMW iX1 para iX9. No ano que vem, a divisão fará o lançamento do BMW i8 Roadster, seguido, em 2019, por um MINI elétrico; em 2020, pela versão elétrica do BMW X3 e, em 2021, pela nova referência em tecnologia da marca, o BMW iNext, que combinará eletro-mobilidade com dirigibilidade autônoma e novas opções de conectividade vistas pela primeira vez em um modelo de produção em série.
O BMW Group adotou uma abordagem abrangente da eletro-mobilidade no início, quando lançou o projeto i, que deu origem à marca BMW i, em 2007. No ano seguinte, frotas de protótipos de automóveis elétricos ganharam as estradas mundiais no maior teste de campo jamais visto para este tipo de veículo. A produção em série do BMW i3, totalmente elétrico, um dos veículos-conceito mais premiados do mundo, começou em 2013. Desde então, as vendas aumentaram a cada ano, nos quatro últimos anos consecutivos.
Graças ao seu foco pioneiro na eletro-mobilidade, o BMW Group já alcançou uma posição de liderança no mercado de veículos eletrificados. De acordo com o relatório independente POLK / IHS – publicado em 7 de dezembro de 2017 –, o BMW Group detém uma liderança clara sobre seus concorrentes quando se trata de licenciamentos de veículos novos totalmente elétricos e híbridos plug-in na Europa, com uma participação de 21%. Isso significa que a participação do BMW Group no segmento de veículos eletrificados é três vezes maior que no mercado de modelos convencionais. Enquanto os veículos eletrificados representam, atualmente, 2% dos licenciamentos de veículos novos na Europa, o BMW Group já detém 6%. Em outras palavras, o BMW Group possui uma proporção consideravelmente grande do crescente mercado de eletro-mobilidade na Europa. A posição da empresa é igualmente forte quando se trata do mercado mundial – ela possui uma participação de 10% no mercado global de veículos eletrificados.
Os modelos eletrificados possuem alta demanda, em especial, no oeste europeu e nos EUA, onde representam 7% das vendas totais da marca BMW, em ambos os mercados. Na região da Escandinávia, onde o i3 é o modelo BMW mais vendido, um em cada quatro veículos vendidos da marca é eletrificado. Na Alemanha, novos licenciamentos de veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, do BMW Group, alcançarão mais de 10 mil unidades este ano. A motorização eletrificada também desempenha um papel cada vez mais importante no mix de motores para modelos tradicionais: em 2017, um em cada 10 exemplares do bem-sucedido sedã BMW Série 3, entregue a clientes em todo o mundo, foi uma versão eletrificada. No caso do BMW Série 2 Active Tourer, 13% das unidades vendidas neste ano foram versões híbridas plug-in. Desde o seu lançamento, em junho de 2017, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 já representa uma em cada dez unidades vendidas do MINI Countryman globalmente. As vendas do elétrico BMW i3 também aumentaram cerca de 25%.
Complementando os nove modelos eletrificados oferecidos pelo BMW Group, a empresa também fabrica um produto, de duas rodas, voltado para a eletro-mobilidade urbana premium: o BMW C Evolution. Após o lançamento de uma nova bateria, que amplia a autonomia da scooter eletrificada para 160 quilômetros, as vendas dela cresceram 80% em relação aos primeiros 11 meses do ano passado. Suas 1.500 unidades vendidas em todo o mundo integram os 100 mil veículos eletrificados que a empresa comercializou em 2017.
Modelo elétrico de número 100.000 é entregue no BMW Welt
Um dos muitos clientes do BMW Group em todo o mundo experimentou uma sensação especial nesta segunda-feira (18/dez). Trata-se de um motorista de 80 anos de idade, residente da região da Renânia do Norte-Vestefália, na Alemanha, que adquiriu um BMW i3, na cor Protonic Blue, tornando-se o dono do 100.000º veículo elétrico vendido pela empresa neste ano. A cerimônia de entrega das chaves do veículo foi realizada no BMW Welt, em Munique, e contou com a presença do presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, Harald Krüger. “A emoção ligada à eletro-mobilidade é sentida por todas as gerações e a entrega do 100.000º carro eletrificado, que produzimos este ano, é um momento muito especial para mim”. (Revista Publiracing)