JAC Motors compra antiga fábrica da Suzuki em Goiás

Jornal do Carro

 

O governo de Goiás confirmou que a JAC Motors Brasil comprou a antiga fábrica da Suzuki, em Itumbiara (GO). A operação brasileira da empresa chinesa, que é presidida por Sergio Habib, vai se instalar na planta que pertence ainda ao Grupo HPE, proprietário das marcas Suzuki e Mitsubishi no Brasil.

 

O investimento total da JAC Motors é de R$ 200 milhões com a geração de 820 empregos diretos e indiretos e o início da operação está previsto para dentro de 24 meses. Esse é o tempo de trazer o maquinário de fora do País, realizar a instalação dos equipamentos e iniciar a produção para fazer os ajustes na linha de montagem com as primeiras peças e unidades de pré-produção. Com capacidade de 35 mil unidades por ano, serão produzidos dois utilitários-esportivos, o compacto T40 e a segunda geração do T5 – ou carro que irá substituí-lo.

 

“Nós jamais deixamos de trabalhar para a implantação de nossa fábrica no Brasil. Nossos entendimentos com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) têm sido frequentes”, afirmou Habib. O presidente ressaltou ainda que a JAC Motors registrou 40% de aumento nas vendas neste ano, contra 11% de todo o mercado. “Para 2018, devemos dobrar o volume de 2017, chegando a 8 mil unidades”.

 

Em 2012 a Suzuki iniciou a montagem do jipinho Jimny com um investimento de R$ 100 milhões e estimava produzir 7 mil veículos por ano. Em 2015, a empresa encerrou o ciclo, levando a produção do 4×4 para o mesmo terreno da fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO).

 

Incentivos baianos

 

Agora a JAC terá que se entender com o governo da Bahia para fazer a devolução de possíveis incentivos estaduais, como ICMS, que foram dados para a fábrica que seria instalada por lá, na cidade de Camaçari. A mesma onde também está instalada a Ford e vários sistemistas. (Jornal do Carro)