Hungria oferece incentivos fiscais para Tesla construir fábrica no país

Jornal do Carro

 

O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, ofereceu incentivos fiscais para a Tesla construir uma fábrica no país europeu. A proposta foi feita durante visita à sede da fabricante, no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

 

“Nosso objetivo é colocar a Hungria no mapa como um país com destaque no setor automotivo”, afirmou o ministro, segundo a Reuters. Segundo ele, a Tesla acenou “muito positivamente” com a possibilidade. A taxa de imposto para empresas no país é de 9%, a mais baixa da União Europeia.

 

O ministro disse ainda que a Tesla terá duas estações de recarga na Hungria. Além disso, o governo local planeja instalar mais de 3 mil pontos recarga até 2019.

 

O setor automotivo da Hungria emprega mais de 100 mil trabalhadores e representa cerca de um terço da produção industrial do país. Atualmente, a Audi é uma das maiores exportadoras da Hungria, graças à sua fábrica de motores Gyor.

 

Outros grandes fabricantes de automóveis no país são Daimler, Opel e Suzuki. A companhia sul-coreana SK Innovation também deseja entrar na Hungria. No mês passado, a empresa informou que pretende investir mais de U$ 770 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhões) para a construção de uma fábrica de baterias devido à crescente demanda por carros elétricos no continente europeu. (Jornal do Carro)