Escola municipal Rosário de São Francisco é a escolhida para o projeto da Fundação Marcopolo

O Brasil Sobre Rodas

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosário de São Francisco foi a escolhida na nona edição do Projeto Escolas da Fundação Marcopolo e receberá da entidade investimento de recursos humanos e financeiros nos próximos três anos.

 

Localizada na zona oeste de Caxias do Sul, no bairro Rosário II, a Escola Rosário atende 634 alunos e tem cerca 60 professores efetivos. A instituição apresentou um projeto bem estruturado, mostrando a sua forma de atuação com os estudantes e o relacionamento com a comunidade, bem como suas principais necessidades de melhoria.

 

“Foi uma escolha bem difícil e apertada, visitamos as seis escolas pré-selecionadas, pois o objetivo era conhecer cada projeto, o ambiente escolar e definir qual a instituição mais indicada para receber o projeto da fundação. Iniciaremos 2018 realizando o planejamento anual com a equipe diretiva e pedagógica”, explica Lusuir Grochot, diretor da Fundação Marcopolo.

Representantes da Escola Marianinha Queiroz, da Fundação Marcopolo e o diretor da entidade, Jader Alberto Peter Vaniel, entregam a placa para integrantes da Escola Rosário de São Francisco.

 

O Projeto Escolas surgiu em 2003, após um mapeamento feito junto aos colaboradores da Marcopolo, que sugeriram que a Fundação Marcopolo realizasse um trabalho educativo nas escolas do município de Caxias do Sul. Nestes 15 anos, cerca de 4.200 estudantes foram beneficiados com o projeto em oito escolas participantes. De 2009 a 2017 a escola contemplada foi a E.M.E.F. Professora Marianinha Queiroz.

 

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ambiente educacional, das relações entre a comunidade escolar e a formação para a cidadania, o Projeto Escolas favorece a Educação Integral por meio de atividades socioeducativas e busca o desenvolvimento das diversas dimensões do ser humano. Entre as ações do projeto estão a capacitação dos professores, cursos técnicos preparatórios para o mercado de trabalho, atividades esportivas e introdução de música na escola por intermédio de orquestra e coro. Além disso, oferece suporte a projetos por meio de recursos humanos e financeiros.

 

O Projeto Escolas é um importante programa para a melhoria do ambiente escolar, desenvolvido em parceria com entidades de ensino municipais e estaduais. Este ano, 38 escolas participaram do processo de seleção aberto à comunidade educacional de Caxias do Sul. (O Brasil Sobre Rodas)