Renault entrega vinte veículos elétricos ZOE para a Itaipu

AutoIndústria

 

A Itaipu Binacional adquiriu vinte Renault ZOE e conta agora com frota de cerca de cem veículos elétricos, utilizados em diferentes operações da empresa. Dentre eles está o Twizy, também da Renault, que faz parte de programa interno de compartilhamento de veículos. Apresentado em 2016 durante o Salão do Automóvel de Paris, o novo ZOE incorpora a bateria Z.E. 40, que proporciona uma autonomia duas vezes maior que a da primeira versão do veículo, lançado em 2012. Sua autonomia, de 400 quilômetros, é a maior oferecida por um veículo elétrico fabricado em larga escala.

 

De acordo com a Renault, o ZOE é um automóvel fácil de manobrar por ter chassi, direção, pneus e amortecedores adaptados às especificidades elétricas. O motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 225 Nm em uma fração de segundo, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.

 

Mercado crescente

 

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi já comercializou em todo o mundo cerca de 450 mil veículos elétricos. O Grupo Renault, isoladamente, é líder na comercialização de veículos elétricos na Europa. As vendas de veículos Zero Emissão da marca aumentaram 11% no ano passado, para 25,6 mil unidades. Só do ZOE, o elétrico mais vendido no velho continente, foram emplacadas 21,7 mil unidades.

 

No Brasil, a Renault realiza parcerias para desenvolver projetos ligados à mobilidade Zero Emissão, com um volume aproximado de 120 veículos elétricos comercializados no País até o momento. (AutoIndústria)