BlackBerry e Qualcomm estendem parceria em carros conectados

Reuters

 

A BlackBerry e a Qualcomm estão expandindo sua parceria para aproveitar o rápido crescimento do mercado automotivo conectado, disseram as empresas nesta quinta-feira.

 

A BlackBerry, que desenvolveu o software QNX Hypervisor 2.0 para executar sistemas informáticos complexos em veículos, disse que usará o hardware da Qualcomm em áreas como controles virtuais, controle eletrônico de rotas e sistemas de entretenimento.

 

O QNX Hypervisor 2.0 passou a ser compatível com o processador automotivo Snapdragon 820Am, disse a Qualcomm em junho, permitindo que os fabricantes de automóveis reduzissem a complexidade e os custos do hardware colocando múltiplos sistemas em uma única plataforma.

 

A indústria automotiva é um dos segmentos de crescimento mais rápido no mercado de tecnologia, já que as montadoras competem para adicionar recursos mais autônomos e, procuram construir carros autônomos.

 

A Qualcomm, que fornece chips para fabricantes de celulares Android e Apple, disse no ano passado que compraria a NXP Semiconductors por 38 bilhões de dólares para se tornar o fornecedor líder do mercado de chips automotivos de rápido crescimento. (Reuters/Anirban Paul)