Nissan suspenderá produção doméstica de carros para mercado japonês

Reuters

 

A Nissan Motor está suspendendo a produção doméstica de veículos para o mercado japonês por pelo menos duas semanas para resolver problemas em processo de inspeção que levaram a montadora a fazer um grande recall, afirmou a companhia nesta quinta-feira.

 

A segunda maior fabricante de automóveis do Japão disse que irá paralisar a produção de veículos voltados ao mercado doméstico em todas as seis fábricas japonesas para reconfigurar suas linhas de inspeção.

 

O movimento acontece depois que a Nissan admitiu que técnicos não certificados continuaram a realizar as verificações finais de veículos, mesmo depois de ter dito que reforçou o controle de seus processos de verificação de qualidade quando a questão surgiu no final do setembro.

 

O problema já forçou a montadora a convocar um recall envolvendo todos os 1,2 milhão de carros vendidos pela marca no Japão nos últimos três anos. A empresa disse nesta quinta-feira que cerca de mais 34 mil carros serão inspecionados novamente, provavelmente expandindo o recall em cerca de 4 mil veículos.

 

O Ministério dos Transportes do Japão disse este mês que descobriu que técnicos não certificados estavam usando credenciais de fiscais certificados para assinar as inspeções finais de veículos da Nissan, violando as diretrizes do ministério.

 

Como resultado, a Nissan convocou o recall para refazer as avaliações finais de qualidade a um custo de cerca de 25 bilhões de ienes (222 milhões de dólares). As inspeções envolvem verificação de radio de manobra e capacidade de freio e aceleração.

 

A Nissan continuará a produzir veículos para exportação no Japão, incluindo o popular utilitário esportivo Rogue e o elétrico Leaf, já que o processo de certificação para inspeções finais não se aplica aos veículos exportados.

 

A Kobe Steel, terceira maior siderúrgica do Japão, admitiu no mês passado que falsificou especificações sobre resistência e durabilidade de produtos de alumínio, cobre e aço, conduta que pode datar de mais de 10 anos atrás. (Reuters/Naomi Tajitsu)