Mercedes-Benz tem plano ambicioso de se dividir em três

Jornal do Carro

 

A Daimler, controladora da Mercedes-Benz, está preparando para se dividir em três companhias. A gigante alemã pretende separar em áreas bem específicas: uma voltada para carros de passageiros e vans, outra para caminhões e ônibus, e a terceira destinada a serviços financeiros (setor que já existe atualmente).

 

Apesar de alertar que não existe nenhum tipo de plano para retirar investimentos das divisões individuais, a proposta da companhia facilitaria vender partes de seus negócios. A fabricante também está bastante tranquila quanto ao rearranjo do quadro de empregados. Eles terão seus benefícios mantidos, o que contribuirá com 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 11,18 milhões) para os fundos de pensão.

 

Os valores são pequenos perto das cifras que a Daimler precisaria investir para criar as divisões. Só na primeira etapa do processo, a fabricante de veículos precisaria investir milhões de euros. No entanto, a proposta ainda não teve aprovação dos diretores e do conselho supervisor da empresa, muito menos dos acionistas.

 

“Quaisquer que sejam os objetivos para competitividade sustentável e para a rentabilidade, precisamos continuamente se envolver e se adaptar rapidamente às mudanças que acontecem nas redondezas. Nós estamos seguindo a estratégia e decidimos examinar uma nova estrutura para nossa empresa, diante do contexto atual. A ideia é estarmos preparados para as mudanças nesta nova era automotivas”, disse o CEO da companhia alemã, Dieter Zetsche.

 

Investindo bilhões neste plano, a Daimler aparentemente acredita que existam várias vantagens em separar os negócios em divisões legais e corporativas. É preciso esperar que tais vantagens sejam vistas e aprovadas pelos executivos, diretores e acionistas, em um processo que pode levar anos. (Jornal do Carro)