Bridgestone ajuda consumidor a conhecer dados técnicos dos pneus

Frota & Cia

 

A Bridgestone, fabricante de pneus, acaba de disponibilizar um material que ajuda o consumidor a entender os dados técnicos dos pneus. A empresa ressalta que as características dos produtos são importantes na horade de tirar o melhor proveito deles. Por meio da leitura, os condutores ou gerenciadores de frotas podem descobrir informações como a capacidade de carga e velocidade na qual o pneu pode ser submetido, o que ajuda na hora de substituí-los.

 

“Quando a vida útil do pneu chega ao fim, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo comprar. Por isso, aconselhamos o consumidor a ficar atento às recomendações que constam no manual do veículo, pois cada veículo tem um pneu específico”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone.

 

Mas como ler um pneu? Apesar de parecer complicado à primeira vista, é uma tarefa relativamente simples. Em geral, as informações estão dispostas da seguinte maneira:

 

Marca: A leitura se inicia com o nome da marca fabricante ou marca de um pneu. É necessário localizar primeiramente este nome para, então, continuar a sequência correta da leitura.  A fabricante de um pneu diz muito no quesito qualidade.

 

Modelo: Logo após o nome da marca, há a identificação do modelo. Esta é uma parte importante porque ajuda na hora de fazer reposição de um exemplar.

 

Indicador de desgaste (TWI): São os ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu está legalmente ‘careca’ e deve ser trocado.

 

Sentido de Rotação: No caso de pneus unidirecionais são setas que indicam qual a direção correta para o pneu rodar. Como o consumidor não manuseia os pneus já colocados nas rodas, poucos prestam atenção neste detalhe. No entanto, é interessante saber para evitar enganos e, assim, um desgaste irregular do produto.

 

Data de fabricação (DOT): É um conjunto de onze dígitos cujos quatro últimos números informam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, um pneu que tenha a sequência 1815 foi fabricado na 18ª semana do ano de 2015.

 

Indicador de posição: Em caso de pneus assimétricos, esta sinalização mostra a posição em que ele deve ser colocado na roda, diferenciando as partes externa e interna.

 

Medida: É a medida nominal em milímetros. Este é um fator que influencia na estabilidade gerada pelo pneu. Na sequência, aparece o percentual entre a altura e a largura da seção do pneu. Quanto maior o número, mais alto é o perfil do pneu. A letra a seguir indica o tipo de construção. Pode ser designada por um R (Radial) ou D ou sem indicação (Diagonal).

 

Índice de Carga e Símbolo de Velocidade: O índice de carga é um número de 2 ou 3 dígitos que corresponde à carga máxima que o pneu pode suportar. Ele é seguido por uma letra que é o símbolo de velocidade e que informa a velocidade máxima que o pneu pode suportar quando sujeito à carga máxima. (Frota & Cia)