Carpress
Licenciada da Shell no Brasil, a empresa Raízen apresenta nesta semana, após cinco anos de desenvolvimento, a nova geração da gasolina aditivada V-Power no mercado nacional. O produto chega simultaneamente a 26 países.
A nova Shell V-Power começa a ser distribuída ao longo deste mês – a campanha começa no dia 16, uma segunda-feira – para os mais de 6.000 postos de abastecimento da Shell no país.
Essa gasolina traz ainda a tecnologia Dynaflex, que reduz o atrito entre as peças do motor, como válvulas, anéis de pistões, bomba e bicos injetores de combustível, gerando maior limpeza e proteção para o motor.
A V-Power é recomendada para os motores cada vez menores dos automóveis modernos (com turbo e injeção direta), como os três-cilindros, ou para aqueles usados nos utilitários esportivos, veículos mais pesados do que os carros de passeio dos quais se originam.
“A Shell investe globalmente US$ 1 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento de novos combustíveis”, diz Eduardo Wantuil, diretor de marketing da Raízen. Segundo ele, foram cinco anos de pesquisa com a Ferrari para chegar à formulação da nova gasolina aditivada.
De acordo com a empresa, a nova V-Power pode trazer benefícios para motores de carros mais antigos e também para motocicletas e barcos, graças a seu poder de limpeza, que extrai mais rendimento e performance do motor, auxiliando na sua durabilidade.
Pintou limpeza
A nova V-Power traz 40% mais moléculas de limpeza, em relação à Shell V-Power Nitro +, e um novo ingrediente de redução de atrito que permite às partes móveis trabalharem mais livremente.
Nos carros com motores compactos, como os três-cilindros e os SUVs e crossovers (mais pesados do que os carros convencionais), é ainda mais essencial eliminar os depósitos de sujeira de superfícies importantes dos motores. Como toda gasolina aditivada, o custo é maior – mas cada posto é livre para fazer sua política de preços.
Para esses propulsores com menos folgas entre os componentes ou com menor relação peso-torque, a formação de películas que reduzem o atrito é importante para evitar o desgaste prematuro dos componentes e para garantir o máximo desempenho idealizado pelo fabricante.
“Com o uso contínuo da nova Shell V-Power, o motor mantém por mais tempo as características originais de desempenho, economia e baixas emissões”, afirma Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Raízen. No longo prazo isso se traduz em menores custos de manutenção para o motor.
Segundo a Raízen, mais de 170 técnicos e cientistas foram envolvidos no projeto em todo o mundo, com a meta de desenvolver o melhor combustível aditivado de todos os tempos. Foram dezenas de milhares de horas de pesquisa e desenvolvimento ao longo de mais de cinco anos.
A Shell também contou com a colaboração dos técnicos e pilotos da equipe Ferrari de Fórmula 1 no desenvolvimento. Wantuil reitera esse caráter colaborativo e ressalta que a parceria com a escuderia não se restringe a pagar para colocar o emblema no bólido.
Os executivos contaram que o uso da gasolina aditivada Shell V-Power Racing e o lubrificante Shell Helix Ultra levaram a uma melhora de eficiência de 23,3% nos carros da Ferrari, com ganho de 0,5 segundo por volta em testes realizados em pistas de Fórmula 1 na Europa, com pilotos profissionais. Esse conhecimento foi aplicado no desenvolvimento da nova Shell V-Power para os carros de rua.
Resta saber quantas horas de estudo ainda serão necessárias para que a vice-líder Ferrari, com 385 pontos, diminua a diferença que tem em relação à líder Mercedes, com 503 pontos (diferença de 118 pontos), no Mundial de Construtores da Fórmula 1. A Mercedes tem parceria com a Petronas – empresa nacional de petróleo da Malásia. (Carpress/Luís Perez)