Estudo revela perigo de dirigir com atenção na central multimídia

Jornal do Carro

 

A Associação Automobilística Americana (AAA) constatou que 12 de 30 veículos novos possuem centrais multimídias que exigem demanda “muito alta” de atenção do motorista. Ao todo, 130 pessoas participaram dos testes em carros de várias montadoras. Nenhuma tecnologia recebeu um grau “baixo” de distração.

 

O estudo da AAA foi coordenado por pesquisadores da Universidade de Utah. Os especialistas usaram câmeras e testes mentais para medir o nível de distração de uma pessoa ao volante. Os motoristas tiveram que realizar comandos de voz e outras tarefas específicas na central multimídia, como sintonizar em uma estação de rádio ou fazer uma ligação.

 

Como referência para o experimento, a organização definiu “ouvir música” como baixo nível de distração. Uma demanda muita alta de atenção seria como “preencher um talão de cheque”.

 

De acordo com a pesquisa, algumas centrais multimídias podem tirar a atenção do motorista por mais de 40 segundos. Isso ocorreu durante tarefas como programar o destino do passeio. Para piorar, à medida que as pessoas sentiam dificuldade em operar o sistema, o nível de distração aumentava.

 

“Os motoristas querem tecnologia segura e fácil de usar, mas muitos dos recursos adicionados às centrais multimídias hoje resultam em experiências excessivamente complexas e, às vezes, frustrantes”, disse o presidente e CEO da AAA, Marshall Doney.

 

A associação está apresentando os resultados para as fabricantes de automóveis e os fornecedores. Enquanto a tecnologia não estiver bem desenvolvida, a organização recomenda evitar usar algumas funções do sistema ao dirigir, como enviar mensagens de texto ou verificar mídias sociais.

 

Segue abaixo a classificação para cada um dos modelos avaliados:

 

Baixa: Nenhum

 

Moderado: Chevrolet Equinox LT, Ford F-250 XLT, Hyundai Santa Fe Sport, Lincoln MKC Premiere, Toyota Camry SE, Toyota Corolla SE e Toyota Sienna XLE.

 

Alto: Cadillac XT5 Luxo, Chevrolet Traverse LT, Ram 1500, Ford Fusion Titanium, Hyundai Sonata Base, Infiniti Q50 Premium, Jeep Compass Sport, Jeep Grand Cherokee Limited, Kia Sorento LX, Nissan Maxima SV e Toyota Rav4 XLE.

 

Muito alto: Audi Q7 QPP, Chrysler 300 C, Dodge Durango GT, Ford Mustang GT, GMC Yukon SLT, Honda Civic Touring, Honda Ridgeline RTL-E, Mazda3 Touring, Nissan Armada SV, Subaru Crosstrek Premium, Tesla Model S e Volvo XC60 T5 Inscription. (Jornal do Carro)