Shell e Ipiranga apostam em gasolinas mais tecnológicas

Jornal do Carro

 

A Shell e a Ipiranga estão lançando opções mais eficientes de combustíveis para os consumidores. Enquanto a primeira apresenta a nova Shell V-Power, sua mais recente fórmula para a gasolina aditivada, a segunda aposta na Octapro, em substituição à Gasolina Original Premium, até então oferecida pela empresa.

 

Após cinco anos de pesquisa e testes, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, começará a comercializar o novo produto, no próximo dia 16, em todos os 6 mil postos da multinacional distribuídos pelo País. Segundo a empresa, a gasolina terá a capacidade de limpar, já no primeiro abastecimento, 80% dos resíduos acumulados no motor. O produto conta com a tecnologia Dynaflex, exclusiva da Shell. É recomendado principalmente para automóveis modernos com motores menores, com turbo e injeção direta.

 

O engenheiro de combustíveis da Raízen, Gilberto Pose, garante que a utilização do produto por três vezes consecutivas restabelece por completo o bom funcionamento do motor, removendo a sujeira acumulada pelo consumo frequente de gasolina comum. “A V-Power recupera a eficiência do motor e diminui os custos, pois é melhor aproveitada durante a combustão”.

 

A multinacional divulgou que a gasolina possui 40% mais moléculas de limpeza que a geração anterior. A companhia garantiu a maior eficiência do produto, mas não revelou a quantidade dos componentes utilizados na nova fórmula. A empresa anunciou ainda que os carros da Ferrari, parceira da Shell na Fórmula 1, tiveram ganhos de performance de 23,3% em testes com a nova tecnologia nas pistas.

 

Ipiranga. Apresentada no início de outubro, a Octapro da concorrente Ipiranga foi desenvolvida especialmente para os veículos mais potentes, como os esportivos e os de luxo com motor grande. A gasolina tem octanagem de aproximadamente 96 de índice Anti Detonante (IAD) e 102 pelo método RON (Research Octane Number), padrão europeu. A empresa assegura que o combustível pode gerar mais limpeza e economia. “A Octapro é uma excelente opção para o motorista que busca o máximo de desempenho do motor do seu carro, por meio de um combustível de alta tecnologia”, afirma o diretor de varejo da Ipiranga, Jeronimo Santos.

 

A gasolina possui um pacote de aditivos detergentes e dispersantes, como a tecnologia Friction Modifier, desenvolvida pela Innospec, companhia parceira da Ipiranga especializada em produtos químicos no mercado internacional. (Jornal do Carro)