Mercado de carros de luxo tem líderes de vendas inéditos

Jornal do Carro

 

O mercado de carros de luxo tem surpresas em julho. Pela primeira vez no ano, a BMW liderou o ranking de marcas. O resultado foi impulsionado pelo bom desempenho do Série 3 e do X1. Esses modelos são os carros-chefes da marca no País.

 

Já entre os carros, o Discovery Sport, também da Land Rover, foi líder pela primeira vez em 2017. Até então, apenas Mercedes-Benz GLA e Audi Q3 haviam liderado os emplacamentos do segmento premium.

 

As razões do sucesso 

 

A Fenabrave, que reúne associações de concessionárias e divulga mensalmente os números de vendas, agrupa os emplacamentos dos modelos Discovery.

 

Assim, são somadas as vendas do Discovery e do Discovery Sport. O primeiro modelo, mais requintado, teve nova geração lançada no último mês. Isso, certamente, impulsionou as vendas do carro, que somou 390 emplacamentos.

 

Assim, o mérito da BMW aumenta. Isso porque o Série 3 foi segundo colocado, com 382 unidades vendidas. O X1 foi terceiro, com total de 375 emplacamentos.

 

Outra surpresa é o Range Rover. O modelo topo de linha da Land Rover apareceu pela primeira vez na lista dos dez mais vendidos, com 98 unidades emplacadas.

 

As vendas dessa linha somam os emplacamentos do Range Rover e do Range Rover Sport. O número de unidades comercializadas do Evoque é divulgado separadamente.

 

Mudanças entre as montadoras 

 

Até junho, apenas a Mercedes-Benz tinha liderado as vendas mensais do segmento premium. Em julho, a BMW somou 1.035 emplacamentos.

 

Com isso, jogou a Mercedes para o segundo lugar. A marca teve 1.019 unidades vendidas.

 

A Audi, com um mês ruim do A3 Sedan, foi apenas terceira colocada na lista. A marca teve 823 emplacamentos, ante os 648 da Land Rover, que ocupou a terceira posição.

 

No acumulado do ano, a Mercedes lidera, com 6.565 unidades vendidas. A Audi tem 5.396 emplacamentos e a BMWm 5.310. Land Rover soma 3.552 carros comercializados e Volvo, 1.836. (Jornal do Carro)