Impressão 3D é destaque para novos projetos na MAN Latin America

Revista Torque

 

A MAN Latin America vem crescendo de forma exponencial a utilização de sua impressora 3D. Hoje a máquina trabalha praticamente de forma ininterrupta para a produção de cerca de 250 peças protótipos ao ano. A fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN também passou a recorrer à tecnologia para produzir itens de maior complexidade e ainda moldes para outras peças.

 

O resultado é que a MAN Latin America atingiu uma redução de cerca de 80% no custo de desenvolvimento de modelos conceituais (mock ups, em inglês) na fase inicial dos novos projetos. O cronograma também é favorecido. Um processo que antes poderia chegar a dois meses, hoje leva dias. E a complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes.

 

“Capacitamos nossos profissionais com esse know-how específico e cada vez mais ampliamos seu escopo de atuação. Essa é mais uma avançada ferramenta de engenharia que utilizamos para reduzir o custo de nossos produtos e garantir a competitividade frente ao mercado”, explica Leandro Siqueira, diretor de Engenharia do Desenvolvimento.

 

Antes de adquirir sua própria impressora 3D, a montadora comprava esse serviço. Desde 2013, trouxe essa tecnologia para dentro de casa e os ganhos são significativos. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em apenas algumas horas, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos.

 

Outra frente nova de trabalho com a tecnologia é a impressão de moldes, que vão facilitar a produção de peças com materiais diferentes. Entre um projeto de engenharia e outro, os profissionais da montadora aproveitam a versatilidade da máquina para exercitar sua criatividade e talento em variadas aplicações, como a criação de troféus para premiações internas de reconhecimento.

 

A impressão é feita por sobreposição de material em camadas até que chegue ao resultado final do projeto. Em vez de tinta, essa impressora utiliza materiais termoplásticos e são adotados diferentes bicos, que produzem camadas mais ou menos espessas, de acordo com a necessidade de precisão de cada peça.

 

Com o projeto desenvolvido virtualmente, a MAN Latin America inicia a fabricação desses protótipos e rapidamente tem uma peça para as primeiras análises e avaliações. A impressora 3D permite a melhoria de projetos de desenvolvimento do produto, minimizando impacto em cronograma e custo.

 

Com esse processo bastante simplificado, é possível trabalhar ainda múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto. As peças confeccionadas servem para a validação de modelos conceituais e avaliação de sua montagem e acessibilidade. (Revista Torque)