Exportação volta a impulsionar produção de veículos no país em abril

Portal G1

 

A exportação de veículos montados do Brasil em abril saltou 48% sobre o mesmo período do ano passado, ajudando a indústria a acumular um recorde de vendas externas no primeiro quadrimestre do ano e a ocupar fábricas que exibem níveis de ociosidade acima de 50%.

 

Segundo dados divulgados na última sexta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as exportações brasileiras somaram 58.753 veículos em abril ante 39.661 unidades no mesmo período de 2016.

 

“Foi o melhor quadrimestre em exportações da história, ajudou bastante a indústria a lidar com o problema de excesso de capacidade”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

 

Do total exportado no quadrimestre, 68% foi para a Argentina, mercado que está atravessando forte crescimento das vendas internas neste ano, disse o diretor executivo da Anfavea, Aurélio Santana. O México foi destino de aproximadamente 13% dos veículos exportados pelo Brasil no período, seguido pelo Chile, com 6%; e Colômbia e Uruguai, com 4% cada, acrescentou.

 

O mercado brasileiro de veículos acumula quatro anos de quedas e montadoras instaladas no país têm focado esforços na ampliação de exportações como forma de compensar um encolhimento de 50% em suas vendas no país desde 2012.

 

O movimento tem sido favorecido por variações cambiais, investimentos em produtos e por novos acordos comerciais, como o acertado com a Colômbia neste ano.

 

“Estamos vendo que a estabilidade (do mercado interno) está chegando”, disse Megale ao ser questionado sobre o desempenho do setor no atual semestre. Ele acrescentou que a expectativa da Anfavea segue sendo de recuperação mais significativa das vendas de veículos novos no Brasil a partir do segundo semestre, impulsionada pelos movimentos de redução de juros e aumento da confiança na economia. (Portal G1)