Brasil aceitará importação de veículos da Colômbia sem 30% de IPI, diz fonte do governo brasileiro

Reuters

 

O Brasil aceitou permitir que veículos e autopeças da Colômbia ingressem no país sem pagarem 30% de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), como parte de uma negociação bilateral para um acordo automotivo durante discussões do Mercosul com nações da região voltadas para o oceano Pacífico, afirmou uma fonte do governo brasileiro na sexta-feira.

 

A fonte, que está na reunião comercial em Buenos Aires, afirmou que os detalhes finais do acordo com a Colômbia estão sendo trabalhados.

 

Atualmente, veículos e componentes fora do Mercosul pagam os 30% de IPI e mais 35% de imposto de importação no Brasil.

 

“Concordamos em dar à indústria automotiva colombiana o mesmo tratamento preferencial dado para a indústria argentina”, disse a fonte. “Os veículos deles não pagarão os 30% de IPI.”

 

O acordo ajudará as exportações brasileiras de veículos para Colômbia, que terão o tratamento recíproco no acordo que está sendo finalizado, acrescentou.

 

Uma parte do esboço do acordo Mercosul-Colômbia visto pela Reuters e que está sendo preparado para assinatura nesta sexta-feira afirma que o governo brasileiro vai dar à Colômbia o mesmo tratamento que dá a países com os quais mantém acordos automotivos, como Argentina e México.

 

O acordo com a Colômbia entrará em vigor em 1o de janeiro de 2018, disse a fonte. (Reuters/Anthony Boadle e Alberto Alerigi Jr.)