Toyota reduz cargos executivos e busca agilizar tomada de decisão

Reuters

 

A Toyota Motor reduziu o número de posições de alto escalão para acelerar a tomada de decisões, já que a montadora japonesa trabalha em direção a um corpo executivo mais delgado para competir melhor em uma indústria que sofre mudanças rápidas.

 

O movimento vem com a segunda montadora do mundo por vendas, atrás da Volkswagen da Alemanha, esperando acelerar a tomada de decisão para recuperar a liderança em uma indústria cada vez mais focada em novas tecnologias, incluindo a condução autônoma e unidades de baixa emissão.

 

Anunciando mudanças de pessoal para o ano fiscal a partir de abril, a montadora japonesa disse nesta quarta-feira em um comunicado que reduziria as posições de seu conselho diretor de 11 para 9.

 

Sob a nova estrutura, também apenas o presidente Akio Toyoda e o presidente do conselho (chairman) Takeshi Uchiyamada permanecerão diretores representativos após a Toyota cortar o número de tais postos de seis anteriormente.

 

A montadora reduziu o número de diretores representativos para centralizar a responsabilidade e a prestação de contas para toda a empresa, enquanto um número menor de diretores aceleraria as decisões executivas, disse à Reuters a porta-voz da Toyota, Kayo Doi.

 

A mudança ocorre apenas um ano depois que a Toyota reformulou sua estrutura corporativa para enfatizar a gestão baseada em produtos e não em regiões.

 

“Esta mudança estrutural não é uma resposta, mas uma oportunidade”, disse o presidente Toyoda no comunicado.

 

Ele disse que a mudança era necessária para “nos permitir permanecer viáveis em uma era em que estamos produzindo e vendendo 10 milhões de veículos por ano”. (Reuters/Naomi Tajitsu e Maki Shiraki)