Prefeitura de São Paulo diz que sinalizará melhor para evitar pegadinhas

Carpress

 

Secretaria de Mobilidade e Transportes e CET melhoram sinalização de radares que mais multam. A gestão João Doria (PSDB) procura assim se diferenciar claramente da Fernando Haddad (PT), prefeito que chegou a ser apelidado de “Raddard”, tamanho o apetite arrecadador com multas de trânsito.

 

“O interesse não é arrecadar com as multas de trânsito, e sim fazer com que o motorista se comporte adequadamente, seguindo as regras, evitando acidentes”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

 

Em conjunto com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as ações de reforço na sinalização visam, segundo a prefeitura, informar o motorista sobre as regras de trânsito, além de reduzir o número de infrações, sem deixar de realizar fiscalização.

 

A CET já alterou e reforçou a sinalização de dois pontos de radares, com grande registro de infrações: o da Rodovia dos Imigrantes, sentido Santos-São Paulo, e o da Ponte das Bandeiras, na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna e Castello Branco.

 

Na Imigrantes houve reforço de 13 novas placas de velocidade, num raio de 1 quilômetro, para que o motorista se atenha à necessidade de redução de velocidade ao adentrar o perímetro urbano, próximo à avenida Ricardo Jafet. Nos próximos dias, também serão implantados sonorizadores no local. A velocidade permitida no trecho do radar é de 70 km/h.

 

Antes o motorista vinha de uma velocidade maior da rodovia e somente era avisado sobre a necessidade de reduzir a velocidade em um trecho muito próximo ao radar, o que tornava esse ponto um dos campeões de multas na cidade: 18 mil multas ao mês.

 

Na Marginal Tietê, a CET reposicionou o radar para antes da curva da alça que dá acesso à Ponte das Bandeiras, instalou novas placas e dispositivo piscante para chamar a atenção dos motoristas. No local, onde eram registradas 12 mil multas ao mês (dados de dezembro), dois tipos de infrações costumam ser cometidas pelos motoristas: conversão proibida à direita (alguns trocam de faixa para entrar na alça, o que é proibido) e circulação de carros na faixa exclusiva de ônibus em horário não permitido.

 

Em conjunto com a SPTrans, foi adequado o horário para a circulação de carros na faixa exclusiva de ônibus, no acesso à Ponte das Bandeiras. Antes a proibição de circular na faixa dos ônibus era de segunda a sábado, das 6h às 15h. Agora a proibição passou a ser das 6h às 12h, de segunda a sábado. A CET também reforçou a sinalização desse ponto, com mais placas e pintura de solo.

 

“Não vamos desligar nem anunciar a presença específica do radar. A fiscalização é um dos pilares importantes para manter e preservar a segurança do trânsito. O que estamos fazendo é melhorar os avisos, a sinalização, para evitar que os motoristas sejam alvo de pegadinhas”, diz Avelleda. (Carpress)