Autoridades liberam compra de parte da Navistar pela Volkswagen Truck &Bus

Diário do Transporte

 

As autoridades norte-americanas liberaram a compra de 16,6% das ações da produtora de ônibus e caminhões pela Volkswagen Truck &Bus.

 

A informação foi confirmada pela compradora nesta quarta-feira, 01 de março de 2017, segundo a Agência EFE, em Frankfurt.

 

O valor é de em torno de US$ 256 milhões. A Volkswagen Truck &Bus globalmente envolve as marcas MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Scania.

 

O anúncio da compra foi no último dia 06 de setembro de 2016, e o negócio dependia desta aprovação.

 

As marcas devem continuar atuando no mercado de maneira independente, mas haverá colaboração tecnológica estratégica e integração entre as marcas para fazer frente a concorrentes como os grupos das Volvo e da Mercedes-Benz.

 

Haverá também compras e compartilhamentos estratégicos de peças em grande escala para reduzir os custos.

 

Os executivos das duas marcas devem acertar uma atuação em conjunto para o desenvolvimento de produtos e de contratos entre as empresas.

 

Com o negócio, o grupo da Volkswagen quer ainda mais penetração no mercado da América do Norte e Central.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, a Navistar tem forte atuação na produção de caminhões e ônibus, inclusive os famosos ônibus escolares amarelos.

 

Diretamente não haverá uma influência no mercado brasileiro, mas o fortalecimento dos grupos deve refletir na confiabilidade de investimentos o que, aí sim, pode influenciar no Brasil. (Diário do Transporte/Adamo Bazani)