Ford desenvolve sistema de alerta de buracos

Jornal do Carro

 

Cair com o carro em um buraco coberto com água, ou mesmo um à vista dos olhos, mas que pode estragar um pneu, roda ou suspensão pode estar com os dias contados, ao menos para os donos de veículos Ford.

 

A empresa iniciou o desenvolvimento de um sistema de mapeamento e alerta de buracos em ruas, estradas e rodovias para os veículos. O serviço funcionaria por meio de mapas em tempo real, no qual os motoristas vão avisar sobre buracos e qual o nível – ou tamanho – deles, por conexão via uma espécie de central multimídia.

 

Alguns modelos da marca, como o Mondeo, S-Max e o Galaxy já tem sensores de controle dos amortecedores com mitigação de buracos – eles se ajustam para reduzir danos de passar em um buraco na via. Em 2015, a Land Rover também apresentou uma tecnologia semelhante que faria a leitura de buracos nas ruas por meio de sensores na suspensão e de câmera a transmitiria a outros carros.

 

Assim, como a montadora inglesa, que já pertenceu a Ford, os americanos também pretendem inserir câmeras de leitura da via na sua tecnologia, mas o extra em relação ao ingleses, é que o sistema deve sugerir outra rota no seu caminho, onde as ruas seja menos acidentadas se for necessário. (Jornal do Carro)