Auto Estrada
Apresentado pela Renault no Salão do Automóvel de São Paulo, o novo motor 1.0 12v SCe flex de três cilindros já está disponível no site da montadora para os modelos Sandero e Logan, com preço inicial de R$ 42,4 mil para a versão Authentique do hatch. A configuração Expression do modelo, por sua vez, sai por R$ 44.950, enquanto o Sandero Vibe com o novo propulsor custa R$ 47,1 mil.
Já em relação ao Logan, a configuração Authentique tem preço de R$ 46,3 mil, enquanto na opção Expression o sedã vai a R$ 48,2 mil.
As versões tanto do Sandero quanto do Logan de maior cilindrada continuam disponíveis com o antigo 1.6 8v bicombustível de 106 cv, que em breve será substituído pelo novo 1.6 16v SCe flex de quatro cilindros, que vai entar no lugar do atual em toda a gama nacional da Renault e renderá no novo SUV Captur, já em pré-venda, 120 cv e 16,2 kgfm – é o mesmo propulsor, salvo diferenças pontuais, usado no Kicks, da coirmã Nissan. No Logan e no Sandero, deverá ter rendimento semelhante e contará com sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas no trânsito, para poupar combustível.
Já o motor 1.0 de três cilindros traz duplo comando variável de válvulas e rende no Sandero e no Logan 82 cv de potência (2 cv a mais que o 1.0 16v de quatro cilindros que ele substitui) e 10,5 kgfm de torque a 3.500 rpm, enquanto seu antecessor entrega torque igual, porém em rotações mais altas: a 4.250 rpm. A grande vantagem, no entanto, está relacionada ao consumo, de acordo com a Renault, que caiu cerca de 20%.
Esse tricilíndrico também vai equipar o novo compacto Kwid, que chega em breve, com fabricação nacional, para substituir o Clio como modelo de entrada da Renault. (Auto Estrada/Alessandro Reis)