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Depois de mostrar o Mobi Drive no Salão do Automóvel, a Fiat finalmente estreiou ontem, quarta-feira (23), a nova configuração do subcompacto, que traz como maior novidade a adoção do novo motor 1.0 Firefly, de três cilindros, inaugurado em setembro pelo Uno.
Por enquanto, o motor menor será vendido somente nesta nova configuração que, segundo a Fiat, se trata do carro com motor 1.0 aspirado mais econômico da América Latina. A marca espera que ela corresponda a 20% das vendas do modelo, que agora passa a contar com sete versões:
+ Mobi Easy 1.0 Fire (4-cil): R$ 32.380
+ Mobi Easy On 1.0 Fire (4-cil): R$ 36.340
+ Mobi Like 1.0 Fire (4-cil): R$ 38.470
+ Mobi Like On 1.0 Fire (4-cil): R$ 42.930
+ Mobi Drive 1.0 Firefly (3-cil): R$ 39.870
+ Mobi Way 1.0 Fire (4-cil): R$ 39.890
+ Mobi Way On 1.0 Fire (4-cil): R$ 44.460
O novo motor chega a 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque (3.250 rpm) com etanol – são 72 cv e 10,4 kgfm com gasolina. Assim como no Uno, ele elimina o tanquinho extra para partidas a frio. A opção de câmbio Dualogic chega no ano que vem.
Dados do Inmetro apontam que o Mobi Drive supera até mesmo o todo-poderoso (de tão econômico) Volkswagen up! TSI, que usa turbo e injeção direta de combustível para chegar a este patamar. São eles:
+ Mobi Drive Dualogic: 14 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada (gasolina); 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol);
+ up! TSI M/T: 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina); 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol);
+ Mobi Drive M/T: 13,7 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina); 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (etanol);
+ up! TSI I-Motion: 14,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada (gasolina); 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada (etanol).
Novidades da versão
O Mobi Drive não traz apenas o motor como novidade. A Fiat equipou a nova versão com direção elétrica de série (que inclui a função City, que deixa a assistência mais leve em manobras) e a tela de LCD no quadro de instrumentos.
Também será papel da nova configuração estrear o opcional Live On (por R$ 4.650), que “adapta” um smartphone ao console para que este possa fazer a função de uma central multimídia e agrega ao conteúdo sistema Bluetooth e entradas USB e auxiliar no console, retrovisor direito com função tilt-down (que rebate o espelho em manobras), sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 14. Para quem não optar por utilizar o celular como central, há outro opcional, chamado Rádio Connect, vendido a R$ 4.500.
Fazendo as contas, um Mobi com Live On sai a R$ 44.520, mais que os R$ 41.840 cobrados por um Uno com o mesmo motor.
O suporte do Live On não proíbe o motorista de usar alguns apps mesmo com o carro em movimento, como Facebook, Whatsapp e Waze, por exemplo, mas restringe algumas funções, por segurança, quando o próprio aplicativo estiver em funcionamento – além de permitir ser controlado pelos comandos do volante.
O Live On ainda s conecta ao Spotify, Waze, Google Maps e outros aplicativos, além de oferecer rádio, visualizador de fotos, acesso à internet e comando de voz para ligações. (UOL Carros/André Deliberato)