Carsale
Nem só de carros de produção e lançamentos vive um Salão do Automóvel. Em São Paulo não é diferente. Há uma série de conceitos e experimentos de design que podem se tornar realidade.
O BMW X2 é um conceito de uma versão mais esportiva do X1. O modelo não só foi confirmado para produção, como também, de acordo com a BMW, chegará ao Brasil. Porém, não espere ver o modelo na rua antes de 2018.
O SUV Hyundai Creta já foi confirmado para ser fabricado no Brasil e enfrentar Honda HR-V e Jeep Renegade. No entanto, outro modelo baseado no Creta chamou a atenção no evento. Uma versão picape deste SUV poderá chegar ao mercado brasileiro – obviamente dependendo da aceitação do Creta e da recuperação do mercado. Se depender do sucesso da possível principal rival, a Fiat Toro, o modelo poderá ganhar vida nos próximos anos.
O mercado de SUVs compactos é o que mais cresce no Brasil. É o mais concorrido também. Porém, uma das grandes marcas do mundo, a Toyota, ainda se mantém fora dessa fatia. Para provocar o público paulista, a marca trouxe o conceito do modelo CH-R, que já começou a ser produzido na Europa. De acordo com a Toyota, não há expectativa de trazer o SUV ao Brasil.
O compacto esportivo nós já conhecemos, porém, durante o Salão de São Paulo, o modelo ganhou roupa nova. Com detalhes dourados e bancos de couro, o conceito remete às Lotus pilotadas por Ayrton Senna. Não há confirmação de venda, mas a Renault poderia facilmente vender como série especial.
O Kwid ganhou uma roupa ainda mais aventureira para ser apresentado ao público brasileiro, porém, a versão de produção, já mostrada pela Renault, deve chegar às ruas no próximo semestre.
A Nissan levou a nova geração da picape Frontier como sua grande atração, apesar da estrela no estande ser o superesportivo GT-R. Porém, quase despercebido, estava o March Midnight Edition, que pode se tornar uma série especial em um futuro próximo.
A Chevrolet destacou os novos Tracker e Cruze Sport6, mas um conceito da Montana chamou a atenção de quem passava pelo estande. A marca diz que o modelo é apenas um exercício de design, mas pode facilmente se tornar a variante Activ da picape compacta.
O sedã, que recentemente foi reestilizado, ganhou uma versão especial durante o Salão do Automóvel. Com visual mais sóbrio e detalhes escurecidos, inclusive na gravata dourada, a variante foi batizada de Midnight, mas não há confirmação sobre a chegada às lojas.
A grande novidade da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo foi a reestilização da Amarok. Porém, o carro que chamou mais atenção foi o Gol GT Concept. Dificilmente o modelo ganhará vida na atual geração do compacto, porém, na próxima geração, graças a ótima recepção do projeto, com direito a campanha #VoltaGolGT, é possível que a marca recrie a variante de apelo esportivo. (Carsale)