Salão de SP apela a muitas novidades para passar mensagem de otimismo

UOL Carros

 

O Salão do Automóvel de São Paulo 2016, que vai até o próximo dia 20, será marcado não apenas pelas novas instalações, mais amplas e adequadas à proposta de um evento deste porte (apenas o ar-condiconado deu problema nos primeiros dois dias para imprensa).

 

É uma das edições com maior número de lançamentos, reestilizações, exercícios de criatividade e marcação de tendências.

 

Houve um esforço dos expositores em levantar o moral dos compradores abatidos pela situação política, econômica e de desemprego no país. A mensagem subliminar era que o pior já passou e chegou a hora de levantar a cabeça.

 

O que você verá nas ruas

 

Entre os modelos de grande série, destaque para o primeiro SUV compacto da Hyundai. A produção do Creta, em Piracicaba (SP), já começou (vendas, em janeiro de 2017) e surpreendeu pelo espaço interno, pois sua base estrutural é a do sedã médio-compacto Elantra.

 

O novo Renault Captur – produto refinado, a partir do Duster – e os Chevrolet Tracker (repaginado) e Cruze hatch ainda não tinham sido exibidos ao público.

 

Também houve uma das raras estreias mundiais da história desta exposição bienal. O Honda WR-V, desenhado no Brasil na plataforma do Fit, é um crossover cuja distância entre-eixos é 2,5 cm maior que a do monovolume compacto. A fabricante escondeu o interior e outras características até o lançamento entre março e abril próximos.

 

Kwid, inédito compacto de teto alto da Renault, pôde ser analisado por dentro e por fora. Previsto para chegar no primeiro semestre de 2017, terá motor 1.0 de três cilindros da geração SCe, que estreia em dezembro em Logan e Sandero. Para estes também estará disponível um novo quatro-cilindros de 1,6 litro e 16 válvulas.

 

Nova picape média Nissan Frontier é outro lançamento que chega primeiro do México em março próximo com tudo novo, inclusive motor. Surpresa, a picape conceitual Hyundai STC, desenhada na Coreia do Sul e no Brasil, tem porte da Strada e Saveiro de cabine dupla. A fábrica desconversou, mas é certa sua produção.

 

A Volkswagen disfarçou na forma de conversível conceitual, T-Cross Breeze, as linhas que adotará no seu primeiro crossover compacto. É o segundo produto, depois do novo Gol em 2018, com a mesma arquitetura do novo Polo alemão a estrear na Europa no próximo ano. Depois virão Saveiro e Voyage.

 

O Levante, primeiro SUV da Maserati que estreou no Salão de Genebra em março último, demonstra que, à exceção da Ferrari, essa onda não para de crescer. A Kia não exibiu o esperado compacto Rio, cuja produção começa agora no México, focando seus holofotes no Cerato.

 

BMW X2 voou direto do Salão de Paris para os 90.000 m² do São Paulo Expo. Em forma de modelo-conceito, o crossover igualmente impressionou o público. Reúne as condições de se tornar o sétimo modelo da marca alemã feito no País a partir de 2018.

 

De modo geral chamou atenção a criatividade dos estúdios de desenho que várias marcas instalaram no Brasil. A própria VW com a releitura moderna do Gol GT, além de Citroën (C3 City Ryder), Peugeot (208 Pyrit), Nissan (March Midnight), Renault (Duster Extreme) e Ford (Ka Trail), entre outras. (UOL Carros/Fernando Calmon)